20
mar

Mostra Coutinho Essencial | O Fim e o Princípio

  • 19:00

Eduardo Coutinho (1933-2014) foi um dos mais originais e marcantes artistas a dedicar-se ao cinema no Brasil. Para sorte do documentário, abraçou o gênero, tornando-se o maior documentarista nacional e um dos maiores do mundo.

Estreante no cinema pela ficção, como contemporâneo da geração do Cinema Novo, tornou-se documentarista apenas na segunda década de carreira, a partir de sua experiência nos anos 1970 com a primeira fase do Globo Repórter (Theodorico, O Imperador do Sertão). Com “Cabra Marcado Para Morrer” (1984), fez ao mesmo tempo o principal filme sobre o impacto trágico do golpe militar de 1964 e modernizou o longa documental brasileiro.

A partir do final dos anos 1990, Coutinho voltou a renovar-se e a renovar esta produção com seu “cinema de conversa” (Edifício Master; O Fim e o Princípio). No século 21, continuou a reinventar-se e surpreender-nos (Jogo de Cena; As Canções). A falta que já nos faz é imensa e irreparável. Esta mostra especial objetiva assim a um só tempo celebrá-lo e compreender o impacto de sua obra essencial.

(Texto do curador, Amir Labaki)

20/03 | qui | 19h

“O Fim e o Princípio”

1992, 48 min, 12 anos

Sem pesquisa prévia, sem personagens, locações nem temas definidos, Eduardo Coutinho e sua  equipe de cinema chega ao sertão da Paraíba em busca de pessoas que tenham histórias para contar. No município de São João do Rio do Peixe a equipe descobre o Sítio Araçás, uma comunidade rural onde vivem 86 famílias, a maioria ligada por laços de parentesco. Graças à mediação de uma jovem de Araçás, os moradores – na maioria idosos – contam sua vida, marcada pelo catolicismo popular, pela hierarquia, pelo senso de família e de honra.

MOSTRA “COUTINHO ESSENCIAL”

Curadoria: Amir Labaki
Local: Auditório Umuarama
Data: 20/03/14
Horário: 19h
Capacidade: 162 lugares
Entrada : Entrada gratuita, por ordem de chegada, uma hora antes de cada sessão
Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;