17
mar

Mostra Coutinho Essencial | Cabra Marcado para Morrer

  • 19:00

Eduardo Coutinho (1933-2014) foi um dos mais originais e marcantes artistas a dedicar-se ao cinema no Brasil. Para sorte do documentário, abraçou o gênero, tornando-se o maior documentarista nacional e um dos maiores do mundo.

Estreante no cinema pela ficção, como contemporâneo da geração do Cinema Novo, tornou-se documentarista apenas na segunda década de carreira, a partir de sua experiência nos anos 1970 com a primeira fase do Globo Repórter (Theodorico, O Imperador do Sertão). Com “Cabra Marcado Para Morrer” (1984), fez ao mesmo tempo o principal filme sobre o impacto trágico do golpe militar de 1964 e modernizou o longa documental brasileiro.

A partir do final dos anos 1990, Coutinho voltou a renovar-se e a renovar esta produção com seu “cinema de conversa” (Edifício Master; O Fim e o Princípio). No século 21, continuou a reinventar-se e surpreender-nos (Jogo de Cena; As Canções). A falta que já nos faz é imensa e irreparável. Esta mostra especial objetiva assim a um só tempo celebrá-lo e compreender o impacto de sua obra essencial.

(Texto do curador, Amir Labaki)

17/03 | seg | 19h

“Cabra Marcado para Morrer”

1984, 119 min, 14 anos

Início da década de 60. Um líder camponês, João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem dos latifundiários do Nordeste. As filmagens de sua vida, interpretada pelos própios camponeses, foram interrompidas pelo golpe militar de 1964. Dezessete anos depois, o diretor retoma o projeto e procura a viúva Elizabeth Teixeira e seus dez filhos, espalhados pela onda de repressão que seguiu ao episódio do assassinato. O tema principal do filme passa a ser a trajetória de cada um dos personagens que, por meio de lembranças e imagens do passado, evocam o drama de uma família de camponeses durante os longos anos do regime militar.

MOSTRA “COUTINHO ESSENCIAL”
Curadoria: Amir Labaki
Local: Auditório Umuarama
Data: 17/03/14
Horário: 19h
Capacidade: 162 lugares
Entrada : Entrada gratuita, por ordem de chegada, uma hora antes de cada sessão
Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;