Café Filosófico
16
dez

Live: presente do futuro (onde estamos), com Lúcia Santaella

  • youtube do café
  • 18:00

16/12 | qui | 18h
presente do futuro (onde estamos), com lúcia santaella, phd, professora puc-sp, coordenadora de pós-graduação e líder de grupos de pesquisa

o passado nos trouxe até aqui — o momento presente — por meio da evolução simbiótica entre homem e tecnologia. transformamo-nos mutuamente em uma jornada cada vez mais acelerada. especialmente após 2020 passamos a viver mais intensamente essa aceleração, no entanto, suas sementes já vinham crescendo desde muito antes. assim, o presente em que vivemos é uma realidade totalmente distinta de apenas algumas décadas atrás. essa nova realidade vem repleta de transformações (tanto positivas quanto negativas) para a humanidade. essa palestra discute como é o nosso presente, e que desafios temos (e precisamos entender) para direcionar a humanidade para os futuros que desejamos.

 

futuros humanos & humanos futuros
desde o início da nossa história vivemos uma aceleração exponencial do conhecimento humano e da velocidade de mudança no mundo. no entanto, essa aceleração era pouco perceptível até o século passado – as transformações anteriormente aconteciam apenas de vez em quando, em intervalos de centenas de anos. como consequência, o futuro era muito parecido com o passado de cada indivíduo. hoje, essa aceleração é vertiginosa e diária — passamos a senti-la mais fortemente a partir do início de 2020, e esse ritmo não tende a diminuir no futuro, pelo contrário, deve se tornar ainda mais veloz.

esse contexto acelerado é extremamente desafiador para a humanidade, pois não fomos biologicamente configurados para lidar naturalmente com essa velocidade. ao longo dos milhares anos da nossa evolução não aprendemos a pensar no futuro, porque o aprendizado do passado era suficiente para resolver os problemas do futuro que não mudava muito. com isso, a principal habilidade humana para o sucesso no passado era aprender as soluções que já funcionavam antes. atualmente, vivemos a situação totalmente oposta – como a velocidade de mudança é muito grande, o futuro tende a ser muito diferente do passado (cada vez mais diferente). assim, no contexto atual, as principais habilidades que precisamos ter passam a ser a capacidade de entender o que está acontecendo hoje (o presente muda constantemente), de enxergar e vislumbrar cenários futuros e de ter a agilidade para mudar.

nesse sentido, esse é a nossa discussão aqui – por um lado, entender os desafios do presente, que precisamos encarar e solucionar para pavimentar o caminho para um futuro que desejamos, humano, justo, mais rico e repleto de oportunidades para todos. por outro lado, vamos discutir como enxergar e vislumbrar futuros possíveis, prováveis e plausíveis, e como se preparar para eles.

se, por um lado, não é possível prever o futuro, por outro, podemos, sim, escolher as melhores opções de caminhos e ações presentes para cria-lo.