Café Filosófico
02
dez

Live: futuros do presente, com Martha Gabriel

  • youtube do café
  • 18:00

02/12 | qui | 18h
futuros do presente, com martha gabriel, futurista e escritora

seres humanos e tecnologias formam juntos um sistema inteligente que evolui continuamente, transformando-se mutuamente, em função de buscar constantemente novas formas para otimizar a nossa existência – uso mais eficiente de recursos e melhoria das condições da vida humana. ao longo da nossa história, a maior dificuldade (e medo) durante as revoluções tecnológicas tem sido a adaptação humana no novo sistema que se impõe. no ritmo acelerado atual, essa questão se torna crítica e fundamental para o nosso futuro como humanidade. como enxergar e vislumbrar esses futuros acelerados e nos prepararmos para eles? sabemos que no nosso caminho evolutivo atual, tudo o que puder ser automatizado será – nesse contexto, quais são as novas habilidades necessárias para o ser humano de hoje acompanhar e abraçar esse ritmo? no que somos melhores e como devemos “afinar” o nosso sistema inteligente? o que devemos deixar de fazer? essa palestra discutirá essas questões focando em futurismo, futuro do trabalho, a educação e sustentabilidade do ser humano, sociedade 5.0, etc. com a transformação do trabalho, como será a vida humana? o que esperar desse futuro e da nossa relação com seres artificiais inteligentes? quais serão os desafios e possibilidades para a humanidade nessa nova etapa da nossa evolução?

futuros humanos & humanos futuros
desde o início da nossa história vivemos uma aceleração exponencial do conhecimento humano e da velocidade de mudança no mundo. no entanto, essa aceleração era pouco perceptível até o século passado – as transformações anteriormente aconteciam apenas de vez em quando, em intervalos de centenas de anos. como consequência, o futuro era muito parecido com o passado de cada indivíduo. hoje, essa aceleração é vertiginosa e diária — passamos a senti-la mais fortemente a partir do início de 2020, e esse ritmo não tende a diminuir no futuro, pelo contrário, deve se tornar ainda mais veloz.

esse contexto acelerado é extremamente desafiador para a humanidade, pois não fomos biologicamente configurados para lidar naturalmente com essa velocidade. ao longo dos milhares anos da nossa evolução não aprendemos a pensar no futuro, porque o aprendizado do passado era suficiente para resolver os problemas do futuro que não mudava muito. com isso, a principal habilidade humana para o sucesso no passado era aprender as soluções que já funcionavam antes. atualmente, vivemos a situação totalmente oposta – como a velocidade de mudança é muito grande, o futuro tende a ser muito diferente do passado (cada vez mais diferente). assim, no contexto atual, as principais habilidades que precisamos ter passam a ser a capacidade de entender o que está acontecendo hoje (o presente muda constantemente), de enxergar e vislumbrar cenários futuros e de ter a agilidade para mudar.

nesse sentido, esse é a nossa discussão aqui – por um lado, entender os desafios do presente, que precisamos encarar e solucionar para pavimentar o caminho para um futuro que desejamos, humano, justo, mais rico e repleto de oportunidades para todos. por outro lado, vamos discutir como enxergar e vislumbrar futuros possíveis, prováveis e plausíveis, e como se preparar para eles.

se, por um lado, não é possível prever o futuro, por outro, podemos, sim, escolher as melhores opções de caminhos e ações presentes para cria-lo.