Café Filosófico
23
abr

LIVE | epidemias, história e o novo normal, com leandro karnal

  • youtube e facebook
  • 18:00

Desde o mundo antigo, ciclicamente, epidemias atingem os grupos humanos. O medo do contágio e da morte andam ao lado de novas necessidades políticas e sociais. O Café Filosófico CPFL, edição “fica em casa”, vai receber Leandro Karnal para falar sobre “epidemias, história e o “novo normal” na próxima quinta-feira, dia 23 de abril, às 18 horas.

O que é novo e o que se repete a cada surto pandêmico? Como ficam os sistemas que eram válidos em mundos anteriores ao surto? A praga de Justiniano, a peste negra, a cólera, a varíola, a gripe espanhola e a covid-19 são momentos de um “novo normal” que se instala, ressuscitando medos antigos e criando novos padrões. 

Segundo o historiador, os grupos humanos distinguem, na nova onda de doenças, a confirmação de tudo que acreditavam previamente. Pestes (como revoluções e guerras) aceleram as transformações. A cada praga são feitas leituras morais de dados naturais. 

Ative o lembrete aqui!

Inédito e ao vivo, o Café Filosófico CPFL – Fica em Casa será transmitido pelo canal do Café Filosófico no Youtube e na página do Instituto CPFL, no Facebook.