27
jun

Invenção do Contemporâneo | Economia e energias renováveis

  • 19:00

Economia e energias renováveis

Com Antonio Bastos, CEO da Omega Energia

As energias renováveis têm ganhado espaço no cenário energético brasileiro, mas ainda não estão completamente consolidadas no país. Ainda são necessários programas que definam investimentos e incentivos para que elas se tornem mais competitivas. Antonio Bastos abordará as dificuldades que os investidores e empreendedores brasileiros enfrentam para conseguir fazer com que as energias renováveis ganhem cada vez mais espaço em nossa matriz.

Módulo: Horizonte Renovável: a energia na paisagem brasileira

O Brasil pode ter energia sem que seja necessário destruir a floresta ou afetar a vida de milhares de pessoas, como acontece quando se constrói grandes hidrelétricas na Amazônia. Ou ainda, sem colocar em risco permanente os que vivem em áreas de impacto das usinas atômicas, quando a opção é por expandir a exploração da energia nuclear.

Com uma orientação política clara e consciente, o Brasil tem todas
as condições para se tornar a primeira grande potência energética de matriz quase 100% limpa. Infelizmente, o país dá sinais de que prefere colocar esforços e investimentos em combustíveis fósseis, a despeito dos graves riscos ambientais.

A exploração em petróleo e gás, por exemplo, exigirá R$ 750 bi em investimentos entre 2012 e 2021. Essa é uma escolha que pode se revelar desastrosa do ponto de vista estratégico, justo quando
a iminência de um desastre climático empurra o mundo a discutir alternativas ao petróleo.

É preciso ressaltar que o futuro está nas energias renováveis não em insistir em fontes sujas, de modelos ultrapassados baseados na exploração de combustíveis fósseis. Se isso é possível em locais do planeta onde o Sol é um artigo de luxo, imaginem o que não podemos fazer por aqui.

Seria imperdoável o Brasil ficar de fora da corrida tecnológica pelas energias renováveis. Ela irá assegurar, em definitivo, nossa autonomia energética de maneira ambientalmente correta e de forma economicamente viável, garantindo o suprimento de energia para um país em plena fase de crescimento econômico. A esta altura, é o pecado que não podemos mais cometer.

Invenção do Contemporâneo
Módulo:
 Horizonte Renovável: a energia na paisagem brasileira
Curadoria: Ricardo Baitelo
Tema: Economia e energias renováveis
Palestrantes: Antonio Bastos
Data:
 27 de junho de 2013
Horário: 19h
Local: Instituto CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas – SP)
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h
Transmissão online em www.cpflcultura.com.br/aovivo
Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br