Café Filosófico
23
maio

instituto cpfl 20 anos apresenta: café filosófico especial | o amor no divã, com christian dunker e martha medeiros

  • porto alegre (rs)
  • 19:30

Instituto CPFL 20 anos apresenta: Café filosófico especial
O amor no divã

Com Christian Dunker e Martha Medeiros

23/05 | ter | 19h30
Local: Theatro São Pedro | Porto Alegre – RS
> Entrada gratuita, retirada de ingressos a partir das 14h do dia 16/05 pelo site

O amor é um dos temas mais recorrentes do Café Filosófico CPFL, e já foi abordado por meio das reflexões de pensadores das mais diversas áreas. Por isso não poderia deixar de ser o tema desta homenagem aos 20 anos de existência do Café, que traz a escritora Martha Medeiros, que dedicou dezenas de crônicas ao amor, ao lado do psicanalista Christian Dunker.

O amor precisa ser inventado. Depois de uma temporada fora de cartaz, enfraquecido e até ausente em muitos setores de nossa vida contemporânea, procura-se pelo amor.

Para alguns o amor é o mais poderoso dos afetos, motor e causa das transformações que esperamos em nós e nos outros. Mas o amor não é um instinto que se recebe de graça no pacote de genes. Amar é algo que se faz, por isso também é algo que se aprende e, às vezes, se desaprende.

Neste encontro vamos abordar nossa habilidade para construir amores e também a dificuldade para desamar, quando isso se torna necessário. Literatura e psicanálise fazem parte dessas práticas do amor, simplesmente porque lidam com a matéria prima do amor, que é a palavra.

Nos últimos anos, muitas relações foram abaladas, muitos casais se separaram, muitos idosos foram abandonados, muitos jovens e crianças se abstiveram do contato com outro, muitos mergulharam na vida virtual. Tudo isso impactou nossa capacidade de amar, seja como erotismo, fraternidade, amizade ou devoção.

Eventualmente esperamos do amor, mais do que ele pode nos dar? Esperamos dele uma espécie de antídoto universal para nossas patologias sociais?

Olhando a experiência no tempo e na história talvez possamos aprender algo sobre os amores eletivos e seus extravios.