Café Filosófico
11
abr

gravação: o amor ainda é possível na velocidade 5G? com carol tilkian

  • instituto cpfl e youtube do café
  • 19:00

11/04 | qui | 19h
O amor ainda é possível na velocidade 5G?
Com Carol Tilkian

A tecnologia sem dúvida permeia nossas relações afetivas, quais os impactos da mesma nos encontros e desencontros amorosos? Em tempos de excesso de controle, filtros, stalking e aceleração de respostas, qual o espaço para o vazio, para a dúvida e para a construção. Trazendo referências como a socióloga Sherryl Turkle estudiosa das relações digitais e conceitos de fobia e desamparo pautados em Freud e Lacan, mergulharemos nos desafios do uso das tecnologias como ferramentas para conexão. Numa era de streaming esperamos um amor on demand? Estamos mais exigentes ou intransigentes? Qual o tempo do amor numa cultura que acelera o áudio a 2x?

Para além da tecnologia em si, este programa abordará também como a emergência e difusão da Inteligência Artificial, suas potências e seus riscos, impacta as relações amorosas. Vamos buscar debater os desafios impostos por máquinas que aprendem e simulam comportamentos humanos. A indistinguibilidade entre humanos e máquinas pode ser menos um acontecimento romântico do que um obstáculo ao encontro genuíno?

> Entrada gratuita no estúdio do Café, por ordem de chegada, a partir das 18h. Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas/SP.

_____

Série:
Desafios e possibilidades do amor contemporâneo

Poucas coisas conectam tanto as pessoas quanto o amor. Amor é tema das músicas mais ouvidas no mundo, tema de livro, conversa de bar e terapia. Não exista uma pessoa que não tenha questões amorosas e que não queira ser feliz no amor, mas, paradoxalmente, em um momento em que existem cada vez mais possibilidades de amor, ele parece cada vez menos possível. Como compreender este paradoxo, à medida que as oportunidades de se relacionar aumentam, as reclamações sobre a falta de pessoas interessantes aumentam. Segundo dados do IBGE, atualmente 1 em cada 2,4 casamentos termina em divórcio e esse número não para de crescer. Em menos de 20 anos (de 2004 a 2021) os divórcios aumentaram 196% e nos últimos 10 anos a duração média do casamento caiu de 17,5 anos para 13,8 anos. Em paralelo, a busca por relacionamento aberto cresceu 300% nos últimos 12 meses no Google. Nós acreditamos que não se trata apenas de uma discussão sobre formatos de relação e sim sobre desejos, ideais, possibilidades, expectativas e impossibilidades do amor.

Nossa dupla de apresentadores, Renato Noguera, filósofo e escritor e Carol Tilkian, pesquisadora de amor, psicanalista e escritora, trazem uma curadoria de grandes pensadores e estudiosos das relações contemporâneas. Renato e Carol serão os curadores dessa série de 4 episódios e também farão inserções em vídeo nos demais episódios, propondo um diálogo com todos os participantes. Renato trará provocações e pontes da filosofia e Carol fará associações com a psicanálise e a análise da cultura contemporânea. O objetivo é aprofundar a discussão sobre os principais dilemas amorosos da contemporaneidade trazendo embasamento teórico e perspectiva histórica em uma linguagem simples e envolvente. Dessa forma, a cada episódio, objetiva-se trazer novas perspectivas, conhecimento e ferramentas para que possamos ser mais felizes em relações amorosas mais possíveis e menos idealizadas.