Café Filosófico
14
set

gravação: medicina tradicional chinesa: contribuições clínicas e provocações filosóficas, com gustavo tenório cunha (especial 7° intercâmbio 2023)

  • instituto cpfl e youtube do café
  • 19:00

14/09 | qui | 19h
Medicina Tradicional Chinesa: Contribuições Clínicas E Provocações Filosóficas
Com Gustavo Tenório Cunha

O convite aqui é para uma reflexão sobre a Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Ela se constituiu a partir dos princípios do taoísmo (Yin/Yang) e se desenvolveu com uma forte preocupação com a manutenção da saúde, adquirindo uma sensibilidade aguçada para sinais e queixas que têm pouco ou nenhum significado na medicina ocidental. Também predomina na MTC uma compreensão do ser humano integrado à natureza, de forma que a natureza não é adversária a ser “dominada” e temida. É uma racionalidade médica que não separa mente e corpo, evitando a dicotomia cartesiana que ainda é bastante forte no pensamento ocidental. Trata-se de um conhecimento tradicional, patrimônio da humanidade, que não só resistiu a investidas coloniais em toda a Ásia, como também avançou para grande parte do ocidente, através, principalmente, da acupuntura e das práticas corporais. No entanto, a Medicina Chinesa é ainda relativamente desconhecida e pode trazer importantes contribuições aos nossos desafios sanitários e à qualificação do SUS.

> Entrada gratuita no estúdio do Café, por ordem de chegada, a partir das 18h. Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas/SP.

 

_____

Série:
Medicina Tradicional Chinesa: autocuidado e preservação da vida

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) reúne saberes por vezes questionados, mas que não apenas resistem, mas ganham ímpeto e alcance global. Essa força de resistência provém de 3.000 anos de história e de acúmulo de conhecimentos voltados à preservação da vida. Diferenciando-se da medicina ocidental convencional, a MTC tem foco na saúde e não na doença; no indivíduo e não nos sintomas; no autocuidado como tecnologia fundamental à conservação da saúde; na inseparabilidade entre corpo e mente; e entre o ser humano e a natureza. Neste módulo, convidamos o público a conhecer sobre a MTC a partir dos olhares complementares de um sociólogo e de um médico.