Café Filosófico
10
ago

gravação: incompatibilidades entre o eu e o humano, com nilton bonder

  • instituto cpfl e youtube do café
  • 19:00

10/08 | qui | 19h
Incompatibilidades entre o Eu e o Humano
Com Nilton Bonder

Para abrir este ciclo de reflexões por vários aspectos do impacto do individualismo em nossos tempos vou elencar elementos de nossa humanidade que ficam afetados pelo auto-centrismo. A individuação, o processo de diferenciação psicológica essencial ao desenvolvimento da personalidade, e o respeito da sociedade ao mesmo, incluem também ajustes e compromissos às necessidades sociais, comunitárias e de bem comum. Quando o individualismo se torna um valor, onde o indivíduo coloca a si próprio em primeiro lugar se isolando e negligenciando sua responsabilidade coletiva, experimentamos contradições e inconsistências entre o atendimento a si e o respeito a direitos e valores humanos.

> Entrada gratuita no estúdio do Café, por ordem de chegada, a partir das 18h. Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas/SP.

_____

Série:
Humanismo no século XXI: individualidade e individualismo

Após conquistas fundamentais para a saúde mental e para a diversidade, a individualidade traz desafios à valorização da condição humana. Os avanços científicos e tecnológicos que produziram melhorias, confortos e comodidades também trouxeram adversidades coletivas e pessoais. Seja no cuidado com o Planeta ou na disrupção do trabalho e da criatividade diante do progresso da Inteligência Artificial, a sociedade sofre seus efeitos.

Quais valores têm destaque em nosso contemporâneo? O que temos cultivado, defendido e propagado em nossas relações e vida? Sinceridade, responsabilidade, solidariedade, empatia, como abordar e viver tais valores? Como nossos atuais valores se relacionam com a ideia de que podemos ser qualquer coisa que desejemos e como eles permeiam as novas formas de trabalho, as novas relações afetivas, o multiculturalismo e a residência indeterminada?

Os encontros do Café Filosófico CPFL de agosto abordarão estas questões por diferentes olhares e filosofias com propostas para mediar nosso entendimento sobre nossa própria humanidade, seus princípios e valores.