Café Filosófico
07
mar

gravação: fome de esperança, com alexandre coimbra amaral

  • instituto cpfl e youtube do café
  • 19:00

07/03 | qui | 19h
Fome de esperança
Com Alexandre Coimbra Amaral 

A esperança se transformou, em muitos discursos sociais, numa espécie de elogio da ingenuidade. Vista com desdém e descrédito por muitas correntes de pensamento, ela continua, no entanto, nas falas mais cotidianas, nas cenas mais tocantes e que fundam memórias em todos os povos, em todas as épocas. O Brasil está, neste momento histórico, se desfazendo de ilusões quanto à sua identidade cultural – como por exemplo a ideia de que somos uma nação cordial que vive numa democracia racial. Esta mudança de consciência mais realista é muito bem-vinda, primordial à reconstrução honesta de uma cultura secularmente violenta. Mas a esperança continua como pergunta: como ela acontece entre nós? É um acontecimento que chega, enternece a alma e dá fôlego para seguir adiante? É algo que produzimos no caminhar, sincrônico às cicatrizes e dores inefáveis ao existir? Esta conversa pretende abordar o que é possível esperançar, em tempos duros, em dias difíceis, em horas em que nos cansamos de esperar pelo melhor. É uma conversa com cada uma e um de nós, mas também com as identidades coletivas que nos conformam. 

> Entrada gratuita no estúdio do Café, por ordem de chegada, a partir das 18h. Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas/SP.

_____

Série:
Diálogos pelo futuro

Como forma de darmos início ao ano de 2024 no Café Filosófico, algumas perguntas se inscrevem como fundantes para o debate: como construir esperança, leveza e força diante dos descalabros do mundo? Como as transformações nos diversos níveis de ambiência vital têm afetado o nosso viver? Como inventar uma nova forma de vida que se interponha não como passividade apocalíptica, mas como esperança possível? O que pode a nossa vida cotidiana ofertar de oxigenação para a alma oprimida entre tantos dissabores? Qual o papel da esperança, da juventude em nós, do amor e da brincadeira na invenção deste panorama?  

As quatro palestras do mês de março de 2024 do Café Filosófico vêm como inquietação, palavra nova, perturbação bela e invencionice bem-vinda a estes questionamentos.