Café Filosófico
17
ago

gravação: educação: vitrine e vidraça do humanismo, com liv sovik

  • instituto cpfl e youtube do café
  • 19:00

17/08 | qui | 19h
Educação: vitrine e vidraça do humanismo
Com Liv Sovik

Os valores humanistas de desenvolvimento pleno das capacidades individuais moldaram a educação universitária e a ideia do trabalho científico no século XX. Neste momento, a universidade se torna uma vitrine para o questionamento desses valores, seja pela concorrência do modelo profissionalizante e técnico de educação superior, pelo questionamento do culto ao indivíduo que acompanha a dominação política de centros metropolitanos de poder, pelos impasses nos usos da ciência gerados pela crise ambiental e pelos ataques de setores obscurantistas. A universidade é essa vitrine porque é um espaço em que responder a esses ataques é fundamental para seu futuro. Esta edição de Café Filosófico pretende explorar essas questões e as respostas que vêm sendo dadas a elas, com foco nas virtudes e limites do conhecimento logocêntrico.

> Entrada gratuita no estúdio do Café, por ordem de chegada, a partir das 18h. Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas/SP.

_____

Série:
Humanismo no século XXI: individualidade e individualismo

Após conquistas fundamentais para a saúde mental e para a diversidade, a individualidade traz desafios à valorização da condição humana. Os avanços científicos e tecnológicos que produziram melhorias, confortos e comodidades também trouxeram adversidades coletivas e pessoais. Seja no cuidado com o Planeta ou na disrupção do trabalho e da criatividade diante do progresso da Inteligência Artificial, a sociedade sofre seus efeitos.

Quais valores têm destaque em nosso contemporâneo? O que temos cultivado, defendido e propagado em nossas relações e vida? Sinceridade, responsabilidade, solidariedade, empatia, como abordar e viver tais valores? Como nossos atuais valores se relacionam com a ideia de que podemos ser qualquer coisa que desejemos e como eles permeiam as novas formas de trabalho, as novas relações afetivas, o multiculturalismo e a residência indeterminada?

Os encontros do Café Filosófico CPFL de agosto abordarão estas questões por diferentes olhares e filosofias com propostas para mediar nosso entendimento sobre nossa própria humanidade, seus princípios e valores.