Café Filosófico
28
maio

gravação: economia do cuidado, com maíra liguori

  • instituto cpfl e youtube do café
  • 19:00

28/05 | ter | 19h
Economia do cuidado
Com Maíra
Liguori, presidente da ONG Think Olga e co-fundadora da Think Eva
 

O trabalho de cuidado é essencial para a humanidade. Todos nós precisamos de cuidados para existir. E, se hoje você é uma pessoa adulta, é porque alguém já desempenhou horas de trabalho de cuidado – e esse alguém é provavelmente uma mulher. Durante a pandemia do novo coronavírus, entendemos o peso e a importância que o cuidado tem em nossas vidas. O acúmulo de funções, a não separação entre a vida profissional e pessoal e a impossibilidade de poder cuidar um dos outros deixou claro que não valorizamos, remuneramos e nem contabilizamos o cuidado em nossa economia, nossa sociedade e em nossas vidas (mesmo ele sendo o maior subsídio para a nossa economia e sociedade). 

Neste encontro, queremos sensibilizar os participantes para a importância do cuidado em nossas vidas. Entender e visibilizar o cuidado é uma das ferramentas e caminhos para tornar o mundo mais humano e acolhedor. 

> Entrada gratuita no estúdio do Café, por ordem de chegada, a partir das 18h. Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas/SP.

_____

Série:
Novas mulheres, antigos papéis

Diversas foram as transformações sociais e culturais que vivemos com relação às mulheres ao longo da história. Igualdade de gênero, tomada de espaço no ambiente de trabalho, na política, reconhecimento do invisível trabalho de cuidar… são algumas das conquistas e direitos que as mulheres vêm conseguindo à custa de muitas lutas e posicionamentos. As mulheres se reinventam, se repensam, se empoderam. São indiscutivelmente novas mulheres, buscando novos espaços e liberdades. Mas ainda hoje há resistências e obstáculos. Como a sociedade e as instituições têm lidado com tudo isso? Como as próprias mulheres se relacionam no caminho do sucesso? Acreditamos que somos capazes e merecedoras? E ainda: quanto dessas conquistas e desejos são de fato nossas de hoje, e quanto que são sonhos e traumas carregados de nossas antepassadas? 

Novas mulheres, antigos papéis – curadoria de Luna Lobão, que convida palestrantes mulheres que se propõem pensar na mulher de hoje, na reescrita da história por lentes femininas, nas possibilidades futuras e tudo aquilo que já não cabe mais na questão de gênero.