Café Filosófico
23
nov

gravação: do riso e do humor, com fabricio carpinejar

  • instituto cpfl e youtube do café
  • 19:00

23/11 | qui | 19h
Do riso e do humor
com Fabricio Carpinejar

O riso pode surgir quando nos deparamos com uma situação que viola as expectativas habituais. Ele está ligado à nossa capacidade de reconhecer o caráter inflexível das ações humanas, revelando a rigidez dos comportamentos sociais e as contradições do cotidiano. Possui um caráter social pois é sempre compartilhado, e é fonte da sensação de comunhão entre as pessoas. O riso cria um senso de solidariedade ao revelar aspectos comuns a nós, humanos, em meio às nossas fragilidades e imperfeições. A ideia deste encontro do Café é explorar o humor na desconstrução de estereótipos, na crítica social e política, e no questionamento das normas e convenções. E analisar como o humor contemporâneo aborda temas sensíveis e tabus, trazendo à tona questões complexas de forma satírica.

> Entrada gratuita no estúdio do Café, por ordem de chegada, a partir das 18h. Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas/SP.

_____

Série:
Reconexões com o contemporâneo

Iniciando as comemorações dos seus 20 anos de existência, o Café estreou no início de 2023 uma série com os temas mais discutidos nestas duas últimas décadas; entre eles, amor, família, casamento, sexualidade, infância, adolescência, envelhecimento e morte.

Há 20 anos, o Café surgiu com a proposta de rever o que do século XX, recém acabado, seria importante compreender e trazer como instrumental de reflexão para o século que se iniciava, tendo a globalização como grande propulsora das mudanças daquele momento, nosso então contemporâneo.

O Café sempre refletiu, com a ajuda de pensadores do passado ou da atualidade, sobre o nosso presente, trazendo um olhar para os caminhos que vão se desenhando à frente. É claro que todos nós devemos assumir que somos desse tempo, e não de outros tempos. Ao passo que devemos assumir também certo afastamento deste tempo, para compreender suas implicações específicas, seus desafios, suas oportunidades.

Com 20 anos de investigações sobre o contemporâneo, o Café pode sentir-se como alguém na segurança de um cais, estando na tempestade em alto-mar. Pode também sentir-se como alguém que patina muito rapidamente sobre a finíssima camada de gelo de um lago congelado, se diminuir o ritmo, o gelo quebra. Ter 20 anos e ser intempestivo significa ser capaz de ir além das expectativas do tempo presente, e trazer à tona questões negligenciadas ou ignoradas. É uma atitude que busca compreender as contradições, os vazios e as lacunas do tempo presente.

Em mais esta série especial sobre os 20 anos do Café, também com a curadoria do Instituto CPFL, as abordagens sobre o contemporâneo reconfiguram-se, reconectam-se com outras questões, outros temas, outras discussões.