Café Filosófico
02
maio

gravação: de nossas avós às nossas filhas, sonhos e realidade, com luana tvardovskas

  • instituto cpfl e youtube do café
  • 19:00

02/05 | qui | 19h
De nossas avós às nossas filhas, sonhos e realidade
Com Luana Tvardovskas, historiadora 
 

Nós vivemos os sonhos das mulheres do passado. Mas diante da realidade atual, que sonhos restam para as mulheres do presente e do futuro?  

Há estudos que mostram que mesmo quando dormem, as mulheres têm mais pesadelos se comparado aos homens, expressando muitas angústias e buscando no universo onírico mais ficções relacionais. Talvez isso se deva a um recurso de elaboração do seu viver próprio, individual, mas que se ampara nos mundos possíveis para as mulheres hoje. Mesmo após décadas de transformações impulsionadas pelos feminismos, no Brasil, alçaram-se conquistas que ainda estão ameaçadas pelo conservadorismo e moralismo de nossa cultura. Ninguém discute que se tenha direito ao divórcio, e até as mulheres mais conservadoras se beneficiam dos resultados das lutas feministas no passado e no presente. Direito ao voto, à educação, ao trabalho. Esses eram alguns dos sonhos que as mulheres do passado sonharam e conquistaram ao longo do tempo. Podemos dizer que esse sonho do feminismo se realizou em plenitude? Até onde uma mulher pode realmente sonhar com sua liberdade, seu prazer, com a transformação das cidades, da política, das relações no trabalho e no âmbito privado? Acreditamos que é possível às próximas gerações de meninas e mulheres uma vida livre? Iremos observar caminhos históricos que percorreram as mulheres, em suas múltiplas experiências, que lhes permitiram, hoje, ter suas vozes mais ouvidas em diferentes áreas da cultura, reinventando antigas práticas e transformando comportamentos. Perguntaremos, também, pelos sinais que coletivamente nos indicam perigos, retrocessos, barreiras culturais, econômicas e sociais para o bem-viver feminino. 

> Entrada gratuita no estúdio do Café, por ordem de chegada, a partir das 18h. Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas/SP.

_____

Série:
Novas mulheres, antigos papéis

Diversas foram as transformações sociais e culturais que vivemos com relação às mulheres ao longo da história. Igualdade de gênero, tomada de espaço no ambiente de trabalho, na política, reconhecimento do invisível trabalho de cuidar… são algumas das conquistas e direitos que as mulheres vêm conseguindo à custa de muitas lutas e posicionamentos. As mulheres se reinventam, se repensam, se empoderam. São indiscutivelmente novas mulheres, buscando novos espaços e liberdades. Mas ainda hoje há resistências e obstáculos. Como a sociedade e as instituições têm lidado com tudo isso? Como as próprias mulheres se relacionam no caminho do sucesso? Acreditamos que somos capazes e merecedoras? E ainda: quanto dessas conquistas e desejos são de fato nossas de hoje, e quanto que são sonhos e traumas carregados de nossas antepassadas? 

Novas mulheres, antigos papéis – curadoria de Luna Lobão, que convida palestrantes mulheres que se propõem pensar na mulher de hoje, na reescrita da história por lentes femininas, nas possibilidades futuras e tudo aquilo que já não cabe mais na questão de gênero.