Café Filosófico
14
mar

gravação: construindo pontes entre gerações, com alessandro marimpietri

  • instituto cpfl e youtube do café
  • 19:00

14/03 | qui | 19h
Construindo pontes entre gerações
Com Alessandro Marimpietri 

No mundo contemporâneo, líquido, veloz e camaleônico, a experiência da transmissão do conhecimento ganha contornos tão inéditos, quanto difíceis de interpretar. No tempo do “tudo-ao-mesmo-tempo-agora” achar um norte para nos tornarmos farol nessa travessia que é a vida, cada vez mais inédita e imprevisível, se converte num grande dilema atual. Numa espécie de corda bamba simbólica, vamos ensaiando uma dança do possível, onde o resgate do simples, do afetivo e do coletivo vai confeccionando novas cartografias. Assim, talvez façamos uma marca indelével no existir de uma geração, que, se conectando com o plural, possa achar seus próprios caminhos. Amar e garantir direitos às infâncias e adolescências talvez seja nossa próxima, e necessária, revolução. Escapando das respostas prontas, das verdades absolutas e da sedação da inquietude, propomos um diálogo contemporâneo, com crítica, coragem, esperança e afeto, costurando em conjunto uma nova trama coletiva. 

> Entrada gratuita no estúdio do Café, por ordem de chegada, a partir das 18h. Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas/SP.

_____

Série:
Diálogos pelo futuro

Como forma de darmos início ao ano de 2024 no Café Filosófico, algumas perguntas se inscrevem como fundantes para o debate: como construir esperança, leveza e força diante dos descalabros do mundo? Como as transformações nos diversos níveis de ambiência vital têm afetado o nosso viver? Como inventar uma nova forma de vida que se interponha não como passividade apocalíptica, mas como esperança possível? O que pode a nossa vida cotidiana ofertar de oxigenação para a alma oprimida entre tantos dissabores? Qual o papel da esperança, da juventude em nós, do amor e da brincadeira na invenção deste panorama?  

As quatro palestras do mês de março de 2024 do Café Filosófico vêm como inquietação, palavra nova, perturbação bela e invencionice bem-vinda a estes questionamentos.