Café Filosófico
29
nov

gravação | até que ponto as crianças de hoje são diferentes das de antes?, com leandro de lajonquière

  • instituto cpfl
  • 19:00

29/11 | sex | 19h
até que ponto as crianças de hoje são diferentes das de antes?
com leandro de lajonquière, psicanalista
hoje em dia não poucas vezes escuto dizer que as crianças não são tão mais crianças quanto as de antes. estas de agora seriam mais inteligentes, capazes de fazer escolhas, talvez um pouco menos respeitosas que aquilo que nos supomos ter sido durante nossa infância, mas também atingidas por síndromes e deficits antes inexistentes dentre outras coisas. elas seriam tão diferentes de quando nós o fomos que chegamos a afirmar que se trata de seres pequenos sem infância. em virtude dessa diferença, os adultos ao tempo que supõem não saberem lidar com crianças tão pouco crianças supõem ser necessário deter algum saber mais ou menos experto para tanto. mas se essas intuições adultas tão atuais não forem mais do que simples traços de uma neurose tão adulta quanto moderninha? talvez seja o caso de pensar a diferença existencial que as crianças nos dão a ver como o indicio do trabalho psíquico que toda criança deve realizar para se fazer de um lugar de palavra no mundo sempre adulto. nesse sentido, cabe nos perguntarmos até que ponto nós adultos sustentamos a criança nessa empreitada. talvez nossas intuições bem adultas para além do fato de dizer de nossa preocupação para com ela, digam também de um certo não querer saber de nossa tendência à renunciarmos com facilidade na educação de uma criança.

__ __ __

no café filosófico cpfl | instituto cpfl | entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h

.

transmissão ao vivo pelo www.facebook.com/institutocpfl, www.facebook.com/cafefilosoficocpfl e www.youtube.com/cafefilosofico

__ __ __

módulo: suicídio entre crianças e jovens: precisamos falar sobre isso
curadoria de neury botega

o que vem acontecendo com as nossas crianças e jovens, muitos diagnosticados com psicopatologias da ordem da depressão, melancolia ou hiperatividade, transtorno bipolar, déficit de atenção, autismo… e as taxas de comportamento suicida que não param de crescer nessa faixa etária? o que está acontecendo no processo de crescimento de nossas crianças e jovens? quais seriam as razões do enorme desafio que eles encontram para conquistar um lugar neste mundo? numa época em que tudo e todos expõem sua vida nas redes sociais, perdem a noção do que é íntimo e privado; encontram um excesso de cobranças, e não conseguem lidar com o imprevisto, com as adversidades. o sentimento de desamparo de nossos jovens, a busca de identificação com grupos que se organizam em torno do “mortífero” e a incidência numerosa de suicídios e automutilações que vêm ocorrendo nos últimos anos exige que se debruce sobre o que vem ocorrendo. precisamos falar sobre isso.


Acompanhe nossas redes sociais:

▪ facebook: instituto cpfl | café filosófico

▪ instagram: instituto cpfl

▪ youtube: café filosófico | institutocpfl

▪ twitter: instituto cpfl | café filosófico

▪ aplicativo instituto cpfl play: android | iOS