Café Filosófico
22
mar

gravação | a redefinição do humano: impactos da tecnologia, com luiz alberto oliveira

  • instituto cpfl
  • 19:00

22/03 | sex | 19h
a redefinição do humano: impactos da tecnologia
com luiz alberto oliveira, físico

vivemos o borramento das fronteiras que costumavam demarcar o domínio próprio do humano. hoje, somos convocados a refletir sobre as transformações que se abrem na deriva tecnológica de transformação nas dimensões éticas, políticas e subjetivas de nosso existir.

uma das mais significativas consequências da revolução científica ocorrida no princípio do século xx foi a de permitir a compreensão e exploração dos modos de composição, em escala microscópica, dos componentes de todo tipo de sistema material.

progressivamente, as formações e funções de moléculas, átomos e partículas foram sendo analisadas e descritas, dando lugar, posteriormente, a uma capacidade surpreendente de intervir e manipular estas formações. ora, no nível infinitesimal em que sucedem estes processos fundamentais, desaparecem ou se tornam irrelevantes, diversas categorias que empregamos constantemente em nosso quotidiano – por exemplo, as distinções entre natural e artificial, interior e exterior, sujeito e objeto.

assim, estas tecnologias do infinitesimal têm por efeito dissolver, ou deslocar, as antigas fronteiras e limites que costumavam demarcar o domínio próprio do humano. quer se trate de metamateriais, de vida artificial ou de razão sintética, as dimensões da experiência humana enquanto entidade complexa imersa em um sistema hipercomplexo parecem se encontrar hoje submetidas a uma ampla e profunda reformatação.

seria portanto necessário refletir sobre as possibilidades que se abrem na atualidade de deriva e transformação nas dimensões éticas, políticas e subjetivas de nosso existir.

 

curadoria de benilton bezerra jr. e jurandir f. costa

entrada gratuita. os lugares são disponibilizados por ordem de chegada, a partir das 18h

café filosófico cpfl com transmissão ao vivo pelo facebook.com/institutocpfl  institutocpfl.org.br/aovivo