Café Filosófico
15
mar

gravação | a busca pela identidade no século 21, com benilton bezerra jr.

  • instituto cpfl
  • 19:00

15/03 | sex | 19h
a busca pela identidade no século 21
com benilton bezerra jr., psiquiatra

quem sou eu é a questão fundamental que atravessa todos os seres humanos. a busca pela identidade é uma experiência universal. mas no mundo contemporâneo, as referências (políticas, culturais, tecnológicas e imaginárias) que balizam esses processos vêm sofrendo rápidas e profundas transformações.

07.08.15 – CPFL Cultura – Cafe Filosofico – Benilton Bezerra Jr
Tatiana Ferro Fotografia

 

as identidades pessoais e coletivas são o nosso passaporte para a vida social – “quem sou eu?” é a questão existencial básica a que todo ser humano precisa responder, e nessa perspectiva, a busca pela identidade é uma experiência universal. mas o sentido dessa busca, os meios pelos quais é construída, os valores que a ordenam, as finalidades a que se destina, o sofrimento que elas engendram – tudo isso se modifica profundamente em contextos históricos particulares.

no cenário contemporâneo, as referências (políticas, culturais, imaginárias, tecnológicas) que nos últimos séculos balizaram esses processos vêm sofrendo rápidas e profundas transformações, causadas por novos arranjos afetivos, novas estruturas familiares, intervenções biotecnológicas, transformações radicais nas experiências do tempo e do espaço, promovidas pelas tecnologias de comunicação.

no horizonte atual, não é apenas a identidade pessoal ou coletiva que está em questão, é a própria identidade humana. “o que define o humano?” já é não mais uma pergunta retórica. com o advento e o avanço espetacular da inteligência artificial, ela é cada vez mais necessária e urgente, pois sua resposta já não parece prescindir da nossa imaginação. ela precisa ser entendida como um exercício de projeção, mais que de descoberta, algo como: “como devemos definir aquilo que é propriamente humano? o objetivo da apresentação é apresentar e discutir desafios, impasses e o horizonte da economia subjetiva atual e seu agenciamento, por via das identidades pessoais e coletivas, de experiências de pertencimento ou exclusão, empatia ou rivalidade, cooperação e confronto, satisfação e frustração, que balizam nossos movimentos em direção ao futuro.

_________

curadoria de benilton bezerra jr. e jurandir f. costa

entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h

café filosófico cpfl com transmissão ao vivo pelo facebook.com/institutocpfl  institutocpfl.org.br/aovivo