CPFL Brasil x China
03
fev

festival da primavera 2024 (intercâmbio brasil >< china)

  • estação cultura
  • 11:00

festival da primavera 2024 (intercâmbio brasil >< china)

03/02 | sábado | 11h – 19h
local:
estação cultura prefeito antônio da costa santos – praça mal. floriano peixoto – centro, campinas (sp)
entrada gratuita | estacionamento gratuito

_____

Evento, que acontece em fevereiro, celebra Ano Novo Chinês com atividades gratuitas 

Os dias 3 e 4 de fevereiro serão especialmente dedicados à arte e tradição chinesas no Festival da Primavera 2024, que acontece na Estação Cultura, em Campinas (SP), com muitas atrações artísticas, culturais e gastronômicas a fim de celebrar o Ano Novo Chinês – feriado mais importante do país, que reúne as famílias em torno de um ambiente animado e festivo.  

O Festival da Primavera 2024 será aberto ao público das 11h às 19h e é promovido pelo Instituto CPFL por meio da frente CPFL Intercâmbio Brasil-China, que promove cooperações, diálogos e mediações entre as culturas chinesa e brasileira.  

De acordo com o horóscopo chinês, 2024 é o Ano do Dragão, considerado o mais poderoso dos animais do zodíaco e que simboliza força, ação, boa sorte, prosperidade e sabedoria. “Traremos uma programação eclética e divertida, com o contexto histórico e cultural do Ano Novo Chinês a toda população de Campinas e região”, comenta Ana Cristina Consoli, diretora Cultural da Associação Shaolin Chan, instituição parceira na realização do evento. 

_____

Programação

Palco
11h – Abertura das portas
12h – Dança do Leão 
13h – Dança do Dragão 
14h – Canto Chinês 
15h – Música instrumental chinesa 
16h – Formas de Kung Fu 
17h – Dança do Dragão 
19h – Encerramento   

Oficinas adultos
11h – Abertura das portas
12h – Oficina Dobradura de Papel 
13h – Oficina de Tai Chi Chuan 
14h – Oficina de Lanterna Chinesa
15h – Oficina de Laço Chinês 
16h – Oficina Dobradura de Papel 
17h – Oficina de Lanterna Chinesa
19h – Encerramento   

Área Kids
11h – Abertura das portas 
12h – Oficina Montagem do Dragão 
13h – Oficina do Tambor 
14h – Oficina de Dança do Dragão 
15h – Oficina Dobradura de Papel 
16h – Oficina do Tambor 
17h – Oficina de Dança do Dragão 
19h – Encerramento  

_____

Multicultural 

Entre as atividades previstas estão: exposições sobre a história do Festival, cultura chinesa, que contempla a árvore da vida, onde os visitantes poderão colocar seus desejos do novo ano, além de espaços instagramáveis, área kids com oficinas infantis e praça de alimentação.  

Também estão previstas oficinas de escrita chinesa, dobradura de papel, lanterna chinesa, laço chinês e Tai Chi Chuan para os adultos. Já a agenda das crianças conta com atividades que variam entre oficinas de sopro de tinta, tambor chinês, dobradura, Dança do Dragão e desenhos para colorir, tudo sendo feito em móveis de papelão, criando um clima lúdico e sustentável para diversão dos pequenos. 

A descoberta e o encantamento também integram as experiências chinesas que o Festival proporcionará aos convidados. No palco, apresentações de músicas típicas e danças do Leão e do Dragão vão aproximá-los ainda mais da cultura e tradição milenares. O evento contará com uma praça de alimentação montada na Estação Cultura com capacidade para 300 pessoas. Vale lembrar que todas as atividades culturais e artísticas serão gratuitas.  

O Festival da Primavera 2024 ocorre por meio do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com patrocínio da CPFL Energia por meio do apoio do Instituto CPFL, apoio da State Grid e produção da Associação Shaolin.