Café Filosófico
09
out

fé e filosofia, com viviane mosé

  • instituto cpfl
  • 19:00

09/10/2018
fé e filosofia
com viviane mosé

O objetivo aqui é tratar do surgimento de um pensamento complexo, mais próximo do corpo e que não oponha fé e razão, mas que agregue vida e pensamento, que enfim aproxime os opostos. Tudo isso em sintonia com as novas
mídias e os seus circuitos integrados em rede.

Módulo

afinal, isso é tudo? fé, razão, fama e busca da transcendência no mundo líquido
curadoria | leandro karnal

O debate entre o racional Ivan e o místico Alexei, na obra Os irmãos Karamázov Dostoiévski), nunca se encerra. A sabedoria do mundo, a razão cega que Paulo debateu no Areópago de Atenas e que o ateu Žižek e o religioso Milbank colocaram no texto A Monstruosidade de Cristo é um fio de Ariadne permanente para entrar nas gramáticas das percepções humanas.

Entre os místicos como Mestre Eckhardt e a análise da religião-mercadoria de Marx, o que pode ser dito no mundo de 2018?  Seria hoje a exposição e a fama das redes uma nova forma de transcender? O selfie seria um ícone sagrado de uma crença narcísica? A nova busca de espiritualidade é a forma de consumo contemporâneo de sentido que torne o homem adequado ao mundo que vive e inserido em retóricas de felicidade pessoal e profissional?  O oposto da mística religiosa seria o materialismo ou a autoajuda?  A fé de 2018 seria o like? Afinal, isso é tudo?

café filosófico cpfl | instituto cpfl | entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h.