Café Filosófico
25
out

fama, fé e fortuna: sagrado e profano no mundo do espetáculo, com fafá de belém e leandro karnal

  • teatro castro mendes, campinas
  • 19:00

25/10/2018
fama, fé e fortuna: sagrado e profano no mundo do espetáculo
com fafá de belém e presença do curador leandro karnal

Distribuição gratuita de ingressos a partir das 15h do dia 23/10/2018, através do site www.ingressorapido.com.br (máximo de 2 ingressos por CPF). Ingressos limitados.

———-

Produtos antigos, como a fama, assumiram nova dimensão a partir da experiência das redes sociais. Existe uma nova liturgia: a  foto, aselfie, a adoração de ídolos  e a tentativa de parecer bem em uma sociedade do espetáculo. Como funciona a  espiritualidade no mundo em que ser é postar? As imagens de si substituiriam os ícones tradicionais do sagrado? Como fica a nova fronteira do divino em realidades  imateriais de bites e narcisos? Qual padrão de  felicidade associamos à fama? O encontro trata das novas epifanias do mundo líquido.

———-

Módulo

afinal, isso é tudo? fé, razão, fama e busca da transcendência no mundo líquido
curadoria | leandro karnal

O debate entre o racional Ivan e o místico Alexei, na obra Os irmãos Karamázov Dostoiévski), nunca se encerra. A sabedoria do mundo, a razão cega que Paulo debateu no Areópago de Atenas e que o ateu Žižek e o religioso Milbank colocaram no texto A Monstruosidade de Cristo é um fio de Ariadne permanente para entrar nas gramáticas das percepções humanas.

Entre os místicos como Mestre Eckhardt e a análise da religião-mercadoria de Marx, o que pode ser dito no mundo de 2018?  Seria hoje a exposição e a fama das redes uma nova forma de transcender? O selfie seria um ícone sagrado de uma crença narcísica? A nova busca de espiritualidade é a forma de consumo contemporâneo de sentido que torne o homem adequado ao mundo que vive e inserido em retóricas de felicidade pessoal e profissional?  O oposto da mística religiosa seria o materialismo ou a autoajuda?  A fé de 2018 seria o like? Afinal, isso é tudo?

Café Filosófico CPFL especial do dia 25 de outubro, quinta-feira, no Teatro Castro Mendes, em Campinas.