Café Filosófico
16
maio

expresso: refúgio, exílio e hospitalidade, com joão alberto alves amorim

  • na tv cultura e no youtube do instituto cpfl
  • 23:00

16/05 | ter | 23h
Refúgio, exílio e hospitalidade
Com João Alberto Alves Amorim  
Fuga, desespero, fragilidade e medo. Estar distante de seu próprio lar, não por vontade própria, mas por necessidade e sobrevivência. Assim, ao longo da história, milhões de pessoas se viram obrigadas a abandonar seu país e buscar refúgio em outro lugar. Estes fluxos migratórios são recorrentes e permeiam a construção das sociedades em todo o mundo, onde o refugiado se molda à cultura local e esta se transforma ao se tornar refúgio de novas famílias.

Acervo Café Filosófico CPFL: Hannah Arendt: significado e experiência viva com Adriana Novaes | Identidade, diáspora e exílio com Ricardo Timm de Souza | Novas fronteiras entre identidade e direitos humanos com Bethânia Assy | Convívio: como viver juntos em sociedades plurais com Eduardo Wolf 

_____

Série:
Imigração

As mudanças territoriais fazem parte da história e do desenvolvimento da humanidade desde a pré-história. Foi de maneira nômade que os seres humanos, aos poucos, habitaram todos os locais habitáveis na Terra e construíram em cada canto comunidades, culturas, países, fronteiras. A série Imigração apresenta diversos ângulos através dos quais podemos pensar e compreender as migrações humanas, sejam elas entre países e continentes distantes ou entre regiões dentro de um mesmo país. Quase sempre em busca de melhores condições de vida, os imigrantes geraram, e continuam gerando, novas configurações sociais e culturais. Nesta série visitamos temas como as identidades, as barreiras culturais, os refúgios e exílios, e as novas conformações sociais advindas das migrações.