Café Filosófico
06
set

expresso: quem é você? com veridiana marucio e de onde você é com coraci ruiz

  • tv cultura e youtube do instituto
  • 23:00

06/09 | ter | 23h | TV Cultura, reprise

quem é você? com veridiana marucio
a construção das identidades tanto dos indivíduos como dos grupos dos quais fazem parte tem se tornado cada vez mais complexa. desde o século xix, há um processo de desconstrução dos padrões hegemônicos de formação das características identitárias, especialmente acelerado nas últimas décadas pela velocidade de circulação das informações através da revolução digital. o avanço vertiginoso da tecnologia também já nos aponta questões no horizonte, relacionadas às definições do humano e aos meios de relacionamento com as novidades inevitáveis que estão por surgir no campo da medicina, da robótica e da inteligência artificial.

 

de onde você é? com coraci ruiz
o espaço geográfico, suas particularidades e as interações históricas com as comunidades humanas desenvolveram culturas e modos de vida locais que afetam diretamente a constituição de cada ser humano. estar em casa é também estar em contato com aquilo que nos constitui. no mundo globalizado, multicultural e transcultural o que é pertencer a um lugar? como definir o que é uma comunidade, um país, uma sociedade? quais os fatores fundamentais nas formações e definições das culturas?

 

série reflexões contemporâneas
a série reflexões contemporâneas está estruturada em oito episódios baseados em questionamentos que sirvam de ponto de partida para a abordagem dos temas centrais e seus desdobramentos. o mundo contemporâneo é um lugar confuso, onde é preciso, a todo tempo, repensar e ressignificar as certezas de outrora. diversas vezes, em nossas vidas cotidianas, entramos em contato direto e prático com temas como identidade, fronteiras, cultura, corpo, cidadania, responsabilidade, consumo e transformação social. refletir sobre estes assuntos nos faz aprofundar o conhecimento sobre nós mesmos e nossa sociedade. neste contexto, os questionamentos e suas reflexões se conectam diretamente com as diversas possibilidades de expressão do corpo humano: pés e mãos, rostos e silhuetas, pensamentos, dúvidas, intenções…