Café Filosófico
20
set

expresso: o que é ser brasileiro? com mario medeiros e o que você consome? com patrícia sant’anna

  • tv cultura e youtube do instituto
  • 23:00

20/09 | ter | 23h | TV Cultura, reprise

o que é ser brasileiro? com mario medeiros
a sociedade brasileira é, desde seus primórdios, um complexo encontro, nem sempre amistoso e pacífico, de grupos étnicos e sociais distintos. a desigualdade social é uma marca profunda em nossa personalidade coletiva, onde a própria definição tem sido motivo de disputas no campo das significações. como a sociedade brasileira tem se transformado? é possível falar em uma personalidade simples e coesa que nos identifique como grupo? como as diferentes comunidades dentro do país formam uma nação? afinal, o que é ser brasileiro?

 

o que você consome? com patrícia sant’anna
consumo é o que inspira nossa sociedade? você é o que você consome? o que você consome diz quem você é? na economia baseada no capitalismo, a liberdade de escolha é um dos pilares, mas até que ponto as pessoas exercem essa liberdade de fato e quando que as marcas induzem essas escolhas? o posicionamento das marcas, a imagem, os valores associados e o valor monetário propriamente dito são preocupações das empresas para aproximarem seu produto ou serviço do potencial consumidor. esse desejo de aproximação também existe do lado do consumidor. as pessoas fazem suas escolhas para se alinhar com a imagem e os valores propostos pelas marcas, há o desejo de liberdade, a necessidade de individualidade, mas também a importância de ser valorizado e reconhecido como parte de um grupo.

 

série reflexões contemporâneas
a série reflexões contemporâneas está estruturada em oito episódios baseados em questionamentos que sirvam de ponto de partida para a abordagem dos temas centrais e seus desdobramentos. o mundo contemporâneo é um lugar confuso, onde é preciso, a todo tempo, repensar e ressignificar as certezas de outrora. diversas vezes, em nossas vidas cotidianas, entramos em contato direto e prático com temas como identidade, fronteiras, cultura, corpo, cidadania, responsabilidade, consumo e transformação social. refletir sobre estes assuntos nos faz aprofundar o conhecimento sobre nós mesmos e nossa sociedade. neste contexto, os questionamentos e suas reflexões se conectam diretamente com as diversas possibilidades de expressão do corpo humano: pés e mãos, rostos e silhuetas, pensamentos, dúvidas, intenções…