Café Filosófico
27
set

expresso: o que é arte brasileira? com helder oliveira e quais são as suas responsabilidades? com daniela damiati

  • tv cultura e youtube do instituto
  • 23:00

27/09 | ter | 23h | TV Cultura, reprise

o que é arte brasileira? com helder oliveira
as artes, como campo criativo e reflexivo da vida, vêm tentando estabelecer linhas que nos ajudem a entender quem somos e como somos. durante o século xx, especialmente, é possível notar no brasil diversos movimentos culturais e artísticos que apresentam essa busca como questão central em seus processos inventivos. afinal, como as artes brasileiras tem representado o brasileiro? quais as características e críticas destacadas? quais foram estes processos durante o século xx no país nas artes plásticas, na música, na dança, no teatro e no cinema? e quais os impactos destes processos no desenvolvimento da arte brasileira do século xxi?

 

quais são as suas responsabilidades? com daniela damiati
plenitude e integridade estão diretamente ligadas ao cumprimento de nossas responsabilidades, ao atendimento daquelas que são consideradas nossas obrigações enquanto indivíduos e também coletivamente. os preceitos éticos de um grupo, empresa ou sociedade se refletem em suas atitudes práticas. como nossas atitudes individuais afetam os resultados coletivos? quais as nossas responsabilidades enquanto indivíduos dentro de um conjunto de pessoas? quais as responsabilidades do estado e das empresas na sua relação com os indivíduos? como conjugar as responsabilidades privadas e individuais às responsabilidades coletivas sem desfavorece-las?

 

série reflexões contemporâneas
a série reflexões contemporâneas está estruturada em oito episódios baseados em questionamentos que sirvam de ponto de partida para a abordagem dos temas centrais e seus desdobramentos. o mundo contemporâneo é um lugar confuso, onde é preciso, a todo tempo, repensar e ressignificar as certezas de outrora. diversas vezes, em nossas vidas cotidianas, entramos em contato direto e prático com temas como identidade, fronteiras, cultura, corpo, cidadania, responsabilidade, consumo e transformação social. refletir sobre estes assuntos nos faz aprofundar o conhecimento sobre nós mesmos e nossa sociedade. neste contexto, os questionamentos e suas reflexões se conectam diretamente com as diversas possibilidades de expressão do corpo humano: pés e mãos, rostos e silhuetas, pensamentos, dúvidas, intenções…