Café Filosófico
30
maio

expresso: migrações e formação cultural, com luís felipe aires magalhães

  • na tv cultura e no youtube do instituto cpfl
  • 23:00

30/05 | ter | 23h
Migrações e formação cultural
Com Luís Felipe Aires Magalhães 
A busca pela natureza rica e profunda. A necessidade da oportunidade de trabalho. A exploração dos recursos naturais. A fuga da seca e da fome. Multiplicidades de encontros e movimentos formam a cultura brasileira, construção viva, constante e atual. O conto sobre o Brasil é sempre o mesmo: três povos, ou raças, que se fundiram num enorme país. Um território tão rico e extenso carrega muito mais do que apenas o encontro, mágico e trágico, do ameríndio, do europeu e do africano. 

Acervo Café Filosófico CPFL: Amor e ódio com Djamila Ribeiro | Hannah Arendt: significado e experiência viva com Adriana Novaes | O que nos une: raça e diversidade no Brasil com Carlos Medeiros | Independência do Brasil e seus legados com João Paulo Pimenta 

_____

Série:
Imigração

As mudanças territoriais fazem parte da história e do desenvolvimento da humanidade desde a pré-história. Foi de maneira nômade que os seres humanos, aos poucos, habitaram todos os locais habitáveis na Terra e construíram em cada canto comunidades, culturas, países, fronteiras. A série Imigração apresenta diversos ângulos através dos quais podemos pensar e compreender as migrações humanas, sejam elas entre países e continentes distantes ou entre regiões dentro de um mesmo país. Quase sempre em busca de melhores condições de vida, os imigrantes geraram, e continuam gerando, novas configurações sociais e culturais. Nesta série visitamos temas como as identidades, as barreiras culturais, os refúgios e exílios, e as novas conformações sociais advindas das migrações.