Café Filosófico
23
maio

expresso: china: perto e distante, com kelly ferreira

  • na tv cultura e no youtube do instituto cpfl
  • 23:00

23/05 | ter | 23h
China: perto e distante
Com Kelly Ferreira
Os milhares de anos que precederam a globalização atual, sociedades e culturas se desenvolveram com muito menos contato com estrangeiros do que nos últimos séculos. Os encontros eram, muitas vezes, violentos e hostis, afinal, era preciso defender-se do inimigo desconhecido, de palavras e modos incompreensíveis. Assim, separados pela distância geográfica e pelas muralhas culturais, oriente e ocidente, em meio a suas próprias guerras internas, desenvolveram-se em diferentes bases. Filosofia, política, gastronomia, música. Quase tudo era notavelmente diverso. E hoje? Ainda somos tão diferentes? A globalização tem nos igualado? No que somos parecidos? No que ainda diferimos? 

Acervo Café Filosófico CPFL: China: 40 anos de reformas e os caminhos do século XXI com Jaime Spitzcovsky | Oriente e ocidente: distâncias e proximidades com Antônio Florentino Neto e Oswaldo Giacoia | Soft power e a construção da imagem na China moderna com Fernanda Ramone 

_____

Série:
Imigração

As mudanças territoriais fazem parte da história e do desenvolvimento da humanidade desde a pré-história. Foi de maneira nômade que os seres humanos, aos poucos, habitaram todos os locais habitáveis na Terra e construíram em cada canto comunidades, culturas, países, fronteiras. A série Imigração apresenta diversos ângulos através dos quais podemos pensar e compreender as migrações humanas, sejam elas entre países e continentes distantes ou entre regiões dentro de um mesmo país. Quase sempre em busca de melhores condições de vida, os imigrantes geraram, e continuam gerando, novas configurações sociais e culturais. Nesta série visitamos temas como as identidades, as barreiras culturais, os refúgios e exílios, e as novas conformações sociais advindas das migrações.