Exposição
22
out

exposição: programação educativa | comunidades de aprendizagem: tecendo redes para a mediação em arte no interior, com paula monterrey

  • online
  • 10:00

22/10 | sáb | 10h às 12h | online
comunidades de aprendizagem: tecendo redes para a mediação em arte no interior
com paula monterrey, educadora, artista e mediadora cultural

para este encontro convidamos a comunidade educativa local, professores do contexto escolar, educadores de instituições sociais e especializadas, agentes culturais, estudantes, entre demais pessoas interessadas para uma reflexão crítica a respeito das possibilidades da arte-educação no contexto do interior paulista. desde as fronteiras e intersecções entre diferentes comunidades de aprendizado como construímos um acesso significativo à arte? dentro dos paradigmas dos direitos culturais, é reconhecida hoje, a garantia a cada pessoa de acesso aos conhecimentos acumulados pela humanidade, a participação da vida cultural local, além de contexto propício para criação e desenvolvimento da personalidade. partiremos da mediação em exposições de arte e dos contextos das pessoas participantes para avaliar a possibilidade de redes que ampliem a discussão de maneira situada.

paula monterrey é educadora, artista e mediadora cultural formada em artes visuais pela universidade estadual de campinas, em especialização na área de gestão cultural pela universidade nacional de córdoba (argentina). compõe espaços políticos de organização popular nas câmaras das artes e de cidadania cultural do conselho municipal de políticas culturais de campinas. se dedica à investigação do espaço e do encontro, na criação de metodologias, situações, ações, performances e objetos em arte, educação e acessibilidade cultural.

Entre 14 de setembro e 10 de dezembro, o museu de arte moderna de são paulo leva obras emblemáticas de seu acervo ao instituto cpfl, em campinas. com curadoria de josé armando pereira da silva, a mostra intitulada arte moderna na metrópole: 1947-1951 – acervo do museu de arte moderna de são paulo convida o público a conhecer a consolidação da cultura modernista brasileira.

no decorrer de todo o período expositivo, os grupos escolares e o público em geral poderá realizar agendamentos para visitas mediadas com a equipe educativa do instituto cpfl. as visitas são conversas nas quais é estimulada a reflexão crítica por meio do contato com a arte e a vivência de experiências poéticas singulares e coletivas. o instituto cpfl é também o lugar de encontro com as escolas, instituições educativas e sociais e por isso o agendamento de visitas é direcionado a todos os perfis de público, a fim de incentivar o acesso à arte e à cultura.

inscrições prévias através do formulário: https://bit.ly/3e9cSUM
acesso ao Meet: meet.google.com/bnm-rhrc-zfb

*encontro para professores, educadores, pesquisadores, estudantes e artistas. com interpretação em libras e certificados de participação.
**para intérprete de libras, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência.