20
set
até
20
out

Exposição: “O Legado” de Leonardo da Vinci

  • 10:00

O Instituto CPFL | Cultura receberá a exposição “O Legado” de Leonardo Da Vinci, com entrada gratuita ao público, de 20 de setembro a 20 de outubro, de terça a sábado, das 10h às 18h, e domingo até as 16h, na Galeria de Arte – Instituto CPFL | Cultura. Os visitantes poderão conferir 21 protótipos do gênio da Renascença,  todos construídos a partir de seus estudos e desenhos. Seis protótipos são inéditos e, diferentemente de outras mostras sobre o gênio, a maior parte das peças foi construída em tamanho natural.

“O Legado” apresenta as seguintes peças:  Carro Metralhadora, Balestra, Escavadeira de Trincheira, Catapulta, Inclinômetro, Mecanismo de Bater Asas Parafuso e Porca, Estudo da Asa, Máquina Voadora, Bate Estaca, Bicicleta, Câmbio, Caminhar Sobre a Água, Grua, Barco Canhão Giratório, Barco com Pás, Serra hidráulica, Carro Cortador, Anemômetro, Máquina para Medir a Velocidade do Vento, Ponte Giratória e Técnica de Assalto.

São considerados inéditos os protótipos Carro Cortador, Balestra, Ponte Giratória, Inclinômetro, Bate-estaca, Serra Hidráulica. As peças são acompanhadas de painéis com reproduções de obras do artista, a exemplo da “Mona Lisa”. Segundo o Instituto Vinciano Italiano, responsável pela curadoria da exposição, os protótipos têm um nível de excelência que não se encontra na própria Itália.

A exposição “O Legado” de Leonardo Da Vinci é realizada pela MaisCom com Curadoria do Instituto Vinciano Italiano, com patrocínio da UNIESP, Grupo Brasilinvest  e apoio da Associação das Nações Unidas-Brasil, Prefeitura Municipal de Campinas e CPFL Energia.

Pesquisa da Universidade de Buffalo (Nova York, Estados Unidos), feita em 1999, revelou que Da Vinci é o homem mais conhecido de todo o milênio. Leonardo foi um gênio multidisciplinar, da pintura à botânica, da engenharia até a anatomia humana. Há cinco séculos, foi o primeiro cientista que estabeleceu a distância entre a Terra e a Lua.

A exposição “O Legado” de Leonardo da Vinci é realizada pela MAISCOM. com Curadoria do Instituto Vinciano Italiano, com patrocínio da UNIESP, GRUPO BRASILINVEST e apoio da Associação  das Nações Unidas-Brasil, Prefeitura Municipal de Campinas e CPFL Energia.

Sobre Leonardo Da Vinci    

Artista renascentista italiano, nasceu em 15 de abril de 1452. Existem dúvidas sobre a cidade de seu nascimento: para alguns historiadores, seu berço foi em Anchiano, enquanto, para outros, foi numa cidade situada à margem do rio Arno, perto dos Montes Albanos, entre as cidades de Florença e Pisa.

Foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural e considerado, em 1999, o Maior Gênio da Humanidade, sendo absolutamente perfeito anatomista, engenheiro, arquiteto, matemático, filósofo, inventor, escultor. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos em códigos e grafia inversa).

Leonardo Da Vinci fez estágio no estúdio de Verrochio, importante artista da época, na cidade de Florença, que ao ver a pintura de um anjo, feita por Da Vinci, nunca mais pintou qualquer obra. Viveu uma época em Milão, onde trabalhou para a corte de Ludovico Sforza. Até 1506, realizou trabalhos, especialmente em Florença, e tudo indica que neste período tenha criado sua obra mais famosa: a bela e enigmática La Gioconda (Mona Lisa), a “sorridente”. Trabalhou para o Rei Francisco I, da França, que foi seu incentivador, admirador e amigo. Faleceu nos braços do rei, em 1519.

Leonardo Da Vinci foi obcecado pelo voo dos pássaros e perseguiu, por toda a vida, o sonho de fazer o homem voar. Desenvolveu grandes estudos,  criando protótipos do helicóptero, asa delta etc. Uma de suas obras marcantes, “O Homem Vitruviano”, foi criado dentro deste pensamento: “O homem perfeito deve voar”.

Serviço:

Exposição “O Legado” de Leonardo Da Vinci
Local: Galeria de Arte – Instituto CPFL | Cultura. R. Jorge de Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera
Data: 20 de setembro a 20 de outubro
Horário: terça a sábado, das 10h às 18h, e domingo até às 16h.
Entrada: gratuita

Visitas Monitoradas para grupos:

Interessados em agendar visitas monitoradas para grupos ou escolas podem entrar em contato pelo e-mail [email protected]. Os Horários disponíveis para visitas de grupos são às terças ou quintas-feiras, entre 10h e 17h.