Café Filosófico
30
maio

especial com mario sergio cortella e marcelo tas

  • teatro castro mendes, campinas
  • 19:00

30/05 | ter | 19h
Basta de cidadania obscena!
Com Mario Sergio Cortella e Marcelo Tas

Teatro Castro Mendes
Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial, Campinas/SP



BASTA DE CIDADANIA OBSCENA!
Mario Sergio Cortella e Marcelo Tas conversam sobre novo livro:

Cidadania… só que não! Quando o exercício dos direitos e deveres de um cidadão para com outro não acontece como deveria, o que é possível fazer? Diante dessa questão, a Papirus 7 Mares lança Basta de cidadania obscena!, um debate entre o filósofo Mario Sergio Cortella e o comunicador Marcelo Tas. No livro, os autores conversam sobre o avesso da cidadania, que passa ao largo da ética, e avaliam o papel de cada um de nós na recusa ao obsceno.

Segundo Cortella, a cidadania se mostra obscena às vezes porque vitimiza as pessoas. Em seu entender, “a percepção daqueles que são vitimados no cotidiano por uma organização social, pelo modo como estruturamos a convivência, pelos nossos valores pressupõe autoria. Isto é, se há vítima, há réu”.

Tas completa: “Existe uma parte da sociedade que, mesmo afirmando prezar a cidadania, dilui esse conceito ao dizer que a corrupção está em cada brasileiro que não atravessa a rua na faixa de pedestres, no motorista que não respeita o sinal de trânsito e assim em diante”. E reclama: “A sociedade parece não querer encarar o lado obsceno da cidadania ao não apontar os autores”.

Entre outras questões, os autores discutem o politicamente correto – e incorreto – e como a comunicação pode e deve ser usada a serviço da boa cidadania. Eles avaliam o papel social dos formadores de opinião nesse cenário, especialmente em nossa era digital, e questionam até que ponto o virtual favorece uma participação cidadã mais ativa.


entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h. transmissão online pelo nosso canal no YouTube e em nosso Facebook.