Exposição
26
nov

contatos com a arte no instituto cpfl | a xilogravura e o modernismo de oswaldo goeldi e lívio abramo com simone peixoto

  • galeria de arte do instituto CPFL
  • 10:00

26/11 | sáb | 10h às 12h
contatos com a arte no instituto cpfl
a xilogravura e o modernismo de oswaldo goeldi e lívio abramo com simone peixoto

encontro presencial para professores, educadores, pesquisadores, estudantes e artistas. inscrições através do formulário: clique aqui. com interpretação em libras e certificados de participação. a xilogravura é a mais antiga técnica de reprodução de imagens, criada e desenvolvida pelo desejo e necessidade da difusão de informações, a história da xilogravura está ligada à história do livro, da imprensa e da transmissão de conhecimento. substituída nessas funções por outras tecnologias ela migra das gráficas para os ateliês dos artistas. no modernismo, para além da possibilidade de reprodução, as fortes características expressivas da xilogravura são exploradas de novas maneiras. esse encontro será uma conversa sobre as características dessa técnica diante das obras de oswaldo goeldi e lívio abramo, onde poderemos observar e investigar a forma como cada um deles explorou e abordou de forma única as possibilidades da xilogravura e terminará com uma experiência prática de desenho e colagem, inspirada pela técnica da xilogravura.

simone peixoto é artista visual e educadora, desde 2010 atua no xilomóvel – ateliê itinerante, projeto independente de divulgação, acesso e formação de público para a gravura. doutora em artes visuais (unicamp 2020) e mestre em artes (unicamp, 2009), em suas pesquisas explorou  processos colaborativos em sua produção artística, envolvendo a gravura, a linguagem fotográfica e o desenho.