CPFL Brasil x China
03
set

concerto de música chinesa (6º intercâmbio brasil >< china 2022)

  • sala umuarama
  • 20:30


03/09 | sáb | 20h30
Percorso Ensemble
Na Sala Umuarama do Instituto CPFL, com distribuição gratuita de ingressos, a partir das 19h30. O Instituto CPFL fica na rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, em Campinas/SP.

Este concerto faz parte do projeto Série Contemporânea, financiado via Proac ICMS, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Adriana Holtz, violoncelo
Fernanda Kremer, percussão
Rosa Rhafa, percussão
Rubén Zúñiga, percussão

Ricardo Bologna, percussão e direção musical

Este programa é um retrato muito interessante da música contemporânea chinesa do nosso tempo. Teremos quatro obras sendo duas do mesmo compositor: o aclamado vencedor do Oscar de melhor trilha sonora Tan Dun (vencedor com o filme “O Tigre e o Dragão”).

A primeira obra de Tan Dun nesse programa é “Water Music” em uma versão inédita para 2 percussionistas. Preocupado com as questões ambientais, especialmente com o consumo descontrolado da água no mundo Tan Dun nos leva a um universo sonoro pouco explorado pela música: a utilização da água como meio de propagação do som. Instrumentos são tocados dentro da água, produzindo uma gama variada e inusitada de sons percussivos “aquáticos”.

A segunda obra é “Elegia” para violoncelo e grupo de percussão. Baseado em uma peça de teatro chinesa do século XIII de Kuan Han-Ching, esta obra tem como pano de fundo a estória de uma jovem chinesa que é executada injustamente por crimes que não cometeu.

Até a natureza protesta pela sua inocência: seu sangue não cai na terra, ao contrário, sobe; uma neve intensa cai em pleno verão de junho na China e uma seca terrível se instala durante três anos também.

Segundo o próprio compositor “Elegia fala de piedade e pureza, beleza e escuridão e é um lamento pelas vítimas de injustiças em todo o mundo”. Do compositor Wen Deqing, professor do Conservatório de Shangai temos “Soliloqui” obra encomendada pelo balé do “Grand Theatre de Génève”.

As obras de Wen Deqing ganharam um grande reconhecimento pela crítica internacional. Elas são conhecidas por sua originalidade sonora além das influências da filosofia e das artes tradicionais chinesas. O professor Zhou Haihong do Conservatório de Pequim afirma: “as obras de Wen Deqing mostram um equilíbrio incrível entre complexidade e clareza; mistério e razão, choque e sutileza e entre fantasia e rigor”.

Escrita para 12 taças de cristal sem altura sonora definida Wen Deqing nos leva a um universo sonoro misterioso ao mesmo tempo sombrio. A música de Tona Scherchen-Hsiao é uma adaptação da linguagem vanguardista européia dos anos 1960 e 1970 mesclada à sua própria linguagem. Muitas de suas obras tem um título chinês, mas a influência da arte e filosofia chinesas é mais conceitual que literal.

A única exceção se encontra na obra que apresentaremos nesse programa. “Yi”, obra escrita para marimba à quatro mãos dentro da qual a compositora se recorda de várias canções folclóricas do sudoeste chinês. Cada imagem é uma canção reescrita de maneira a abraçar diversas técnicas composicionais contemporâneas.

Programa
Tan Dun- Water Music (15’) (quarteto de percussão)
Tona Scherschen-Hsiao- YI – Seis breves imagens para Marimba à Quatro Mãos (11’)
Wen Deqing – Soliloqui (para 12 taças de cristal-quarteto de percussão) 5’
Tan Dun- Elegy-Snow in June (cello e quarteto de percussão) 22’