café filosófico
13
abr

café na TV | Quantos homens nós somos?, com Fabio Mariano da Silva

  • no youtube do café e na tv cultura
  • 19:00

Estreia na TV da versão editada da palestra de Fabio Mariano da Silva no módulo “O que é ser homem? Cartografar as masculinidades”, gravado em agosto de 2024.  

Assista à edição na íntegra no canal do YouTube.

Quantos homens nós somos?, com Fabio Mariano da Silva #aovivo

Sinopse:
O que é um homem? Sabemos que a masculinidade como a percebemos tem sido balizadora da formação sociocultural do Ocidente. Minhas hipóteses sobre padrões de masculinidade atuais é a de que o homem como o conhecemos surgiu a partir da descoberta da América em 1492 e com a Modernidade, gerando dois modelos: a masculinidade hegemônica e a masculinidade universal. O homem que vem sendo construído através dos tempos, nasceu forjado por um conjunto de narrativas que compõem sociedades neoliberais e, portanto, atravessado por todos os sistemas de apropriação e opressão que estão estruturalmente arraigados em nós. O homem é um produto bem elaborado, senão o melhor, pelo capitalismo, pelo racismo e pelos sistemas de terrorismo de gênero que se entrelaçam no espaço público e também no privado. Embora vigentes, outras formas de masculinidades surgiram no seio de vários movimentos, entre eles, lgbtqia+ e negros, provocando resistências e rupturas a partir de novas disputas que vem contribuindo para o debate público acerca de um novo homem mais rico e plural.

Minibio:
Fabio Mariano da Silva, bacharel e mestre em Direito e Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Pesquisador do grupo Inanna que estuda teorias de gênero, sexualidades e diferenças, é co-autor, entre outros, do livro ‘O Rosa, o Azul e as mil cores do arco-iris’. É professor na Educação Continuada da PUC-SP nos cursos ‘O Estado e o Corpo’ e ‘Masculinidades Contemporâneas’ e participou do Master em Masculinidades pela Universidad de Castilla, Espanha