café filosófico
20
mar

café gravação | Inveja, indignação e gratidão, com Mayla Di Martino

  • no instituto cpfl e no youtube
  • 19:00

A inveja é sempre negativa, mesmo na psicanálise, que lhe abriu as portas e a deitou no divã, sem medo de ouvir sua voz na relação do bebê com a mãe, na transferência com o analista, no amor e nas interações sociais.  

A inveja é um dos maiores obstáculos à análise, justamente porque ela desemboca em um modelo viciado, repetitivo, de transformação dos afetos.  Uma tríade que começa como fome, vontade de morder e arrancar aquilo que falta e que o outro tem; que se alimenta do (res)sentimento dessa indignação, e que, por fim, se satisfaz na falta de satisfação, ou seja, na incapacidade de sentir gratidão.  

Invejar é morder a mão que alimenta, resume Melanie Klein. É, simplesmente, causar a falta de satisfação.  E alimentar a falta de gratidão, que, por sua vez, realimenta o ódio. Chegamos aos dias atuais. 

Seria, a inveja, então, uma das causas do vazio contemporâneo?  

Se for assim, como transformar a sensação de perda e de vazio, que caracterizam os sintomas e os modos de sofrimento individual e coletivo para recuperar o sentimento de satisfação? E como buscar a satisfação, sem encontrar o excesso:  de consumo, de drogas, de medicamentos, de telas, de ódio, de modelos que nos garantam uma identidade?  

Nesse encontro vamos dispor das noções de falta e vazio como ferramentas para transformar a inveja, o ressentimento, a insatisfação e recuperar o sentimento de gratidão. Iremos propor que a invidia, como diz o próprio o nome da inveja, em latim, é um “olhar atravessado”, um olhar vazio, que se recusa ou teme enxergar a falta, a diferença, a lacuna, que existe entre o Eu (mim) e o Outro.  A inveja, seria, portanto, um vazio sem falta, mas cheio de excessos insatisfatórios – e que doem. Por isso, o apelo, tão atual, que Ana Suy capturou: “Não pise no meu vazio”! 

Segundo programa do módulo Vocabulário das emoções, o primeiro da temporada 2025 do Café Filosófico CPFL.

__________

Participe ao vivo do programa!

Presencialmente, na sede do Instituto CPFL
Rua Jorge Figueiredo Corrêa 1632, Chácara Primavera, Campinas (SP)
Entrada gratuita, a partir das 18h, por ordem de chegada

ou pelo YouTube  Café Filosófico CPFL – YouTube