café filosófico
24
abr

café gravação | Culpa, espanto e reparação, com Alexandre Patricio de Almeida

  • no instituto cpfl e no youtube do café
  • 19:00

O psicanalista Alexandre Patricio de Almeida fecha a programação de quinta no mês de abril do Café Filosófico CPFL com a palestra “Culpa, espanto e reparação”.  Sétima e última palestra do módulo “Vocabulário de emoções”, que tem curadoria de Ana Suy e de Christian Dunker.

Participe ao vivo ou assista pelo YouTube.

Sinopse:  Na palestra “Culpa, espanto e reparação”, pretende-se explorar como esses três elementos atravessam a experiência psíquica e os vínculos interpessoais, à luz das teorias de Melanie Klein e Donald Winnicott. A partir da concepção kleiniana, será discutido a culpa como um afeto estruturante, que é fruto da posição depressiva e do reconhecimento da ambivalência em nossas relações primárias. Klein nos mostra que a possibilidade de reparar o objeto, de reconstruí-lo após fantasias destrutivas (oriundas da pulsão de morte), é essencial para o amadurecimento emocional e para a constituição de um self mais integrado.

Winnicott, por sua vez, amplia essa discussão ao trazer o espanto como uma experiência fundamental na descoberta de si e do outro. A surpresa diante da existência do objeto externo, que não se submete completamente aos nossos desejos, marca a passagem do indivíduo onipotente para o reconhecimento da alteridade. É nesse espaço transicional que a culpa pode se transformar em uma reparação genuína, não apenas como um esforço para consertar, mas como uma criação subjetiva que dá sentido à experiência. 

Mini Bio: Psicanalista, membro do Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana (IBPW) e da International Winnicott Association (IWA). Mestre e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP. Diretor do Instituto Espaço Potencial. Criador do podcast ‘Psicanálise de Boteco’. Coordena Seminários Teóricos sobre diferentes autores da Psicanálise, trabalhando com a comparação de linhagens psicanalíticas, sob a perspectiva de Freud, Ferenczi, Klein e Winnicott. Possui experiência nas áreas de Psicanálise e Cultura, Clínica Psicanalítica, Psicologia da Educação e Psicopatologia. É autor de diversos livros, capítulos e artigos científicos. Publicou, recentemente, as obras ‘Perto das trevas: a depressão em seis perspectivas psicanalíticas’ (Blucher, 2022), ‘Psicanálise de boteco: o inconsciente na vida cotidiana’ (Paidós, 2022), ‘Por uma ética do cuidado: volumes 1 e 2’ (Blucher, 2023), ‘Muito além da formação: diálogos sobre a transmissão e a democratização da psicanálise’ (Blucher, 2023) e ‘Psicanálise contemporânea: clínica, cultura e sociedade’ (Zagodoni, 2023). Coordena, na editora Zagodoni, a série ‘Divã Democrático’. Em 2023, foi finalista do Prêmio Jabuti, na categoria de Ciências. Atualmente, é pesquisador da PUC-SP, onde realiza um estágio de pós-doutorado.