09
set

Café Filosófico especial na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo | Namoro: ontem, hoje e amanhã, com Flávio Gikovate

  • 19:00

Edições especiais do Café Filosófico em São Paulo e Campinas celebram retorno de dvds do programa às principais livrarias do Brasil.

09/09 | seg | 19h | Livraria Cultura – Conjunto Nacional – São Paulo

Namoro: ontem, hoje e amanhã

Flávio Gikovate, psicanalista

Com o tema “Namoro: ontem, hoje e amanhã”, o psiquiatra Flávio Gikovate – um dos pioneiros nos estudos sobre sexo, amor e vida conjugal no Brasil, tendo publicado 32 livros com reflexões originais sobre esses temas -, analisa, no Café Filosófico Especial, as mudanças comportamentais ao longo de décadas.

Ao lançar o olhar para os anos 1960, é categórico: “Naquela época, os namoros ganharam um ingrediente erótico mais livre e as divergências entre os que se amam trouxeram mais conflitos, uma vez que as opções de lazer cresceram muito e a submissão feminina decresceu”.

Em sua análise, revela: “afora uma pressa menor das moças em quererem se casar e a introdução mais explícita do ingrediente erótico, os namoros mudaram pouco: as moças ficavam aflitas para se casar aos 22 ou 23 anos e agora se angustiam da mesma forma só que aos 26 ou 27 anos”.

Para o psiquiatra, o “futuro irá contemplar mais solidamente as alianças entre pessoas afins, irá também deixar mais livres aqueles que, mais individualistas, decidirem não se casar e não ter filhos”. Prevê, ainda, o surgimento de “uma verdadeira liberdade sexual, com menor influência dos padrões propostos pela indústria pornográfica”.

O evento não será gravado e não haverá transmissão online.

Serviço

Café Filosófico CPFL
Tema: “Namoro: ontem, hoje e amanhã”
Com Flávio Gikovate
Data: 09/09 (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Livraria Cultura – Teatro Eva Herz (Conjunto Nacional, Av. Paulista 2073, Cerqueira Cesar, São Paulo).
Entrada franca. Retirar senhas (1 por pessoa) 1 hora antes do evento, em frente ao teatro.