14
jun

Café Filosófico CPFL | Sexo e gênero na era da diversidade sexual

  • 19:00

14/06| sex | 19h

Sexo e gênero na era da diversidade sexual

Serão apresentados os conceitos de sexo, gênero, identidade sexual, papel e identidade de gênero ao longo da história, com ênfase na visão médica. Quais e como são classificados os transtornos de identidade de gênero, sua etiologia, os aspectos biológicos e psicossociais envolvidos, bem como as condutas terapêuticas atuais.

Com Giancarlo Spizzirri. Médico Psiquiatra do Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), Membro da equipe multidisciplinar para assistência aos transgêneros do HC-FMUSP. Doutorando em Ciências da Saúde pelo IPq-HC-FMUSP. Professor do Curso de Especialização em Sexualidade Humana da FMUSP.

Módulo: Construção e desconstrução da sexualidade nos tempos pós-modernos

O mundo assistiu, encantado e/ou estarrecido, o advento da pílula, a crescente inserção social/profissional/sexual da mulher, a iniciação sexual cada vez mais precoce, os casamentos protelados pelos hetero e reivindicados pelos homossexuais, o flagelo da AIDS e a esperança de cura, a revelação da diversidade sexual em sua real e antes inimaginável dimensão, o sexo virtual como forma de ‘sexo protegido”, a monogamia desacreditada, a multiplicidade de parceiros simultâneos ou sequenciais, o aborto, a reprodução assistida, o sexo sem amor e o amor sem sexo…O que conspira a favor da permissividade ao desejo também conspira para a abstinência e a inapetência sexual.

As mulheres como sujeitos de seu próprio prazer, mesmo em tempos de mudanças radicais no universo sexual, despertam polêmicas. Liberais e conservadores se enfrentam em torno de questões como a legitimidade do sexo feminino livre, a opção por não constituir uma família tradicional com marido e filhos, o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o sexo pelo sexo. A subjetividade feminina, nesse contexto, dá lugar ao pragmatismo e à dissolução do até aqui inabalável padrão da feminilidade. Ser mulher e ser homem ganham diferentes paradigmas. A identidade sexual sobrepõe–se ao sexo consignado.

Esses novos ordenamentos sexuais são hoje questionados: há quem duvide que eles tragam felicidade por si só e quem acredite que possam ser uma nova fonte de decepção e angústia.

Em tempos nos quais os homens se cobram satisfazer sexualmente suas parceiras, os cuidados dispensados à saúde masculina ganham espaço e os remédios que garantem a performance  sexual dos homens chegam ao mercado. Que opções  tem a mulher contemporânea? Hormônios, neurotransmissores, influências psicossociais, educação… são aventados como possíveis (mas frágeis) pontos de partida… em contrapartida àquela revolução que  há décadas o mundo assistiu.

Café Filosófico CPFL
Módulo:
  Construção e desconstrução da sexualidade nos tempos pós-modernos
Curadoria:  Carmita Abdo
Tema:  Sexo e gênero na era da diversidade sexual
Palestrante: Giancarlo Spizzirri
Data:
 14 de junho de 2013
Horário: 19h
Local: Instituto CPFL | Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas – SP)
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h.
Transmissão online em www.cpflcultura.com.br/aovivo
Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br