23
ago

Café Filosófico CPFL | Reinventar-se: quais os caminhos para sair do sofrimento?, com Maria Noemi de Araujo

  • 19:00

*** A PALESTRA GRAVADA EM 23 DE AGOSTO DE 2013 SERÁ DISPONIBILIZADA A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2013 ***

23/08 | sex | 19h

Reinventar-se: quais os caminhos para sair do sofrimento?

Com Maria Noemi de Araujo, psicanalista

A psicanalista Maria Noemi de Araujo dá destaque ao tema do trauma do corpo afetado pela violência cometida pelo Estado, a partir do dispositivo do testemunho. Valendo-se da noção de repetição discute como tanto a psicanálise quanto a arte apresentam-se como possibilidades para o sujeito sair do silêncio reinventando novos caminhos a partir do seu sofrimento. A palavra e a criação de diferentes objetos viabilizam enfrentar, organizar e simbolizar o trauma, cabendo a cada sujeito sua reinvenção singular.

Módulo: Encarando a dor: modos de lidar com o sofrimento psíquico

Qual o significado de abordar o tema da dor psíquica em nossos dias? A cultura atual é marcada pela busca desenfreada do prazer e pelo tempo da imediatez. Neste tempo do “aqui e agora”, a dor precisa ser evitada e negada. Não há tempo a perder, não há tempo para sofrer. Todavia, a negação da dor não faz com que ela desapareça. É evidente que há sofrimento – e muito! – nos dias de hoje. Buscaremos apresentar as faces da dor psíquica e o que ela significa na clínica, na arte, na filosofia e na cultura, analisando quais os modos possíveis de enfrentar a dor sem evitá-la.

Os temas das palestras trazem discussões relevantes em torno das seguintes questões: Como se apresenta o sofrimento psíquico na clínica e na cultura de hoje? Como é possível transformar a dor e encontrar saídas para o sofrimento psíquico? Como a arte pode ajudar a lidar com a dor psíquica? Como entender o tema do trauma no mundo contemporâneo?

O conjunto das comunicações abrange, portanto, um olhar a partir da psicanálise, destacando pontos de vista diferentes acerca do tema da dor psíquica ao articular a psicanálise com a cultura (Joel Birman), com a filosofia (Isabel Fortes), com a clínica (Regina Herzog) e com a arte (Maria Noemi de Araujo).

Café Filosófico CPFL
Módulo:
  Encarando a dor: modos de lidar com o sofrimento psíquico
Curadoria:  Isabel Fortes
Tema: Reinventar-se: quais os caminhos para sair do sofrimento?
Palestrante: Maria Noemi Araujo
Data:
 23 de agosto de 2013
Horário: 19h
Local: Instituto CPFL | Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas – SP)
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h.
Transmissão online em www.cpflcultura.com.br/aovivo
Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br