19
ago

Literatura brasileira: missão ou entretenimento? (Ficção brasileira: missão ou entretenimento?) – João Cezar Castro Rocha

  • 22:00

Em 1902 dois livros fundamentais para a cultura brasileira foram publicados: Os sertões, de Euclides da Cunha, e Canaã, de Graça Aranha. Dois temas centrais atravessam os livros: a discussão sobre a miscigenação e seus descontentes, assim como a falta de diálogo entre Brasil urbano e Brasil rural. O êxito imediato dos dois títulos ajuda a compreender a força que a ficção teve no Brasil: ao constituir um espaço privilegiado para pensar o país e seus impasses, atribuiu-se à literatura uma missão propriamente civilizatória, empenhada. Contudo, outra forma de ficção também foi esboçada, como se fosse um veio subterrâneo que, sem deixar de ser crítico, não chegou a constituir-se como o cânone da cultura brasileira.

No encontro da série “Invenção do contemporâneo”, buscaremos reconstruir essas linhas de força, a fim de apresentar um panorama dinâmico da ficção brasileira nos últimos 100 anos.

Gravada no dia 3 de maio de 2012 em Campinas.

O Café Filosófico CPFL vai ao ar na TV Cultura às 22h.