26
abr

Café Filosófico CPFL | A castidade impossível, a luxúria maldita, com Luiz Felipe Pondé

  • 19:00

Clique AQUI para assistir à palestra, gravada no dia 26 de abril de 2013.

 

Módulo – Os 7 prazeres capitais – pecados e virtudes hoje

O afã de normar classificou como 7 os pecados que levam o homem à perdição. São capitais, pois pertencem à categoria de erros que geram novos erros. Eles apresentam, de muitas formas, caminhos para compreender as pessoas e seus comportamentos mais usuais.  O ciclo discute ações humanas sob o prisma de especialistas em diversas áreas. Pecar seria um desvio da nossa natureza ou a virtude em si é que nos afastaria do que somos de fato? A virtude seria a exceção e uma construção de moralistas e o pecado seria nosso “natural”?  O prazer de pecar e o afã de normar orientam este ciclo.

Palestra – A castidade impossível, a luxúria maldita

A luxúria é um dos pecados mais sérios. Através dela nos perdemos na escravidão do desejo pelo corpo. A castidade (que não deve ser confundida com virgindade) é o correto uso do desejo pelo corpo. A imagem mais comum da perda da castidade é a pessoa que faz sexo sem amor, a mulher fácil, o homem promíscuo. No mundo contemporâneo, a luxuria se confunde com a liberdade sexual, mas passada a euforia, nos perguntamos: o excesso no sexo é sempre infeliz? Autores como Marques de Sade (para o qual a luxuria é libertação) e Pauline Réaje (autora do clássico de luxuria “História de O”, para quem a luxuria feminina é um ato de amor louco) a luxúria é uma experiência que quem não praticou ainda não viveu e a castidade um engano psicológico e afetivo, uma “perda de tempo”. Por outro lado, para o cineasta Kieslowski, autor da série “Decálogo”, a luxúria é um marco da infelicidade contemporânea por que faz dos homens seres cegos pro amor, confundindo-o com esperma na boca de uma mulher solitária. Por sua vez, a mulher solitária abre sua boca sem pensar que algum homem pode de fato amá-la.Por fim, o filme “Shame” de Steven Macqueen, se pergunta se a luxúria não seria uma patologia psicológica que se alimenta da impossibilidade do vínculo afetivo. Em síntese, pode haver amor verdadeiro num sexo oral feito no banheiro de um restaurante?

Luiz Felipe Pondé é filósofo, doutor em Filosofia Moderna pela USP/Universidade de Paris e pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, Israel. Professor da PUC-SP e da FAAP, é colunista da Folha de S.Paulo e autor dos livros Do pensamento no deserto, Conhecimento na desgraçaO homem insuficiente (todos pela Edusp), Crítica e profecia (pela Editora 34) e do best-seller Contra um mundo melhor, publicado pela Leya em 2010.

Café Filosófico CPFL
Módulo:
 Os 7 prazeres capitais – pecados e virtudes hoje
Curadoria: Leandro Karnal
Tema: A castidade impossível, a luxúria maldita
Palestrante: Luiz Felipe Pondé
Data:
 26 de abril de 2013
Horário: 19h
Local: CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas – SP)
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h.
Transmissão online em www.cpflcultura.com.br/aovivo
Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br