31/05 | sáb | 20h | música erudita contemporânea ao vivo: o trombone e seus diálogos à brasileira
- 20:00
31/05 | sáb | 20h
o trombone e seus diálogos à brasileira
carlos Freitas, trombone
músicos convidados:
emerson teixeira (trombone tenor) | rodrigo da rocha (trombone baixo) | sergio kafejian (difusão eletroacústica) | carlos dos santos (vibrafone) | adenilson telles (trompete)
na cena musical da atualidade é quase regra partir do compositor a iniciativa de iniciar com o intérprete um diálogo que vise a realização de um projeto novo e instigante. raras exceções escapam a esta regra, e exceção é um adjetivo que bem define o trombonista carlos freitas, não apenas pela iniciativa de ir ao encontro dos compositores para a renovação do repertório de seu instrumento, mas também devido ao seu talento e virtuosismo, que o torna referência no repertório moderno para instrumentos de metais do país.
PROGRAMA
1. rodrigo lima – matiz IV, para trombone solo (7’)
2. alexandre lunsqui – canvas, para dois trombones tenor (8’)
3. nick woud – dances, para trombone tenor e trombone baixo (6’)
4. sergio kafejian – circulares, para trombone e eletrônica em tempo real (9’)
5. carlos dos santos – peça para trombone e vibrafone (8’)
6. rodrigo lima – matiz I, para trombone e trompete (7’)
Carlos Freitas iniciou seus estudos musicais aos 15 anos de idade com o professor Marcos Sadao Shirakawa, na ULM, em São Paulo. Foi integrante da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e da Orquestra Experimental de Repertório, onde venceu o Concurso Jovens Solistas de 1998. Em 2002 venceu por unanimidade o V Prêmio Weril para instrumentos de sopros. Atuou como trombone solo de orquestras como a Sinfonia Cultura e Sinfônica Nacional do Chile, e desde 2004 é solista da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp). Além de atuar como professor na Escola de Música de São Paulo (Emesp), Carlos Freitas integra a Camerata Aberta, um dos principais grupos de música contemporânea do Brasil. Em 2013 destacou-se no cenário musical com o lançamento do primeiro volume do projeto “Trombone Contemporâneo Brasileiro”, que encomendou e estreou diversas obras de compositores de nosso país.
“diálogos improváveis”
curador: leonardo martinelli
local: auditório umuarama | instituto cpfl (rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp);
data: 31/05/2014
horário: 20h;
capacidade: auditório umuarama: 162 lugares;
classificação etária: 14 anos;
entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 19h. vagas limitadas;
informações: (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;