17
mar

17/03 | qui | 19h | cine cpfl cultura apresenta Hitchcock: o aparente e o essencial – Um corpo que cai

  • 19:00

Hitchcock: o aparente e o essencial

Alfred Hitchcock, nas palavras do crítico de cinema Inácio Araújo, era um homem de fé. Para o cineasta britânico, o filme deve promover o encontro entre o aparente e o essencial, entre o corpo e a alma. “Como se algo na nossa vida espiritual devesse ser corrigido. E pudesse ser”, observa o autor de “Hitchcock, o Mestre do Medo”.

Hitchcock, continua o especialista, ensina a contar uma história sem palavras. As imagens é que têm de contar a história. Este encontro entre o aparente e o essencial é o tema do Cine CPFL Cultura de março. Durante a mostra, o público terá a oportunidade de conferir em tela grande as marcas criadas pelo diretor que mudaram para sempre a forma de “fazer cinema”, com cortes, elementos surpresa, tensão do roteiro e uma espécie de metalinguagem da própria produção cinematográfica. É uma oportunidade também para conhecer, mais do que o “mestre do suspense”, como é conhecido, um modo de fazer cinema que se tornou referência a todos os cineastas que o sucederam, a começar pelos ícones da Nouvelle Vague, que tinham em Hitchcock uma de suas principais referências.

17/03 | qui | 19h

Um corpo que cai

Alfred Hitchcock, 1958, 129 min, 14 anos

Em São Francisco, o detetive aposentado John ‘Scottie’ Ferguson (James Stewart) sofre de um terrível medo de alturas. Certo dia, encontra com um antigo conhecido, dos tempos de faculdade, que pede que ele siga sua esposa, Madeleine Elster (Kim Novak). John aceita a tarefa e fica encarregado da mulher, seguindo-a por toda a cidade. Ela demonstra uma estranha atração por lugares altos, levando o detetive a enfrentar seus piores medos. Ele começa a acreditar que a mulher é louca, com possíveis tendências suicidas, quando algo estranho acontece nesta missão.

local: sala umuarama | rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp;
data: 17/03/2016
capacidade: 162 lugares
classificação etária: verificar indicação de cada filme
entrada gratuita, por ordem de chegada, uma hora antes de cada sessão
informações: (19) 3756-8000