16
set

16/09 | ter | 19h: lançamento do livro “A vida em rede” (editora papirus 7 mares), de ronaldo lemos e massimo di felice

  • 19:00

16/09 | ter | 19h

café filosófico especial | lançamento do livro “A vida em rede” (editora papirus 7 mares), de ronaldo lemos (professor da faculdade de Direito da UERJ) e massimo di felice (sociólogo e professor das USP), com bate-papo entre os autores.

Estamos em constante movimento. Pequenas mudanças, horizontais, povoam nosso cotidiano.

Mas, às vezes, ocorrem transformações verticais em nossa vida. É o caso da revolução impulsionada pelos avanços tecnológicos das últimas décadas. A democracia nunca mais será como antes, nem a comunicação, nem a educação, nem quase nada do jeito de viver de indivíduos e sociedade.

A vida em rede rompe com a lógica emissor-receptor, altera as noções de hierarquia, privacidade, cidadania, consumo – enfim, ainda estamos aprendendo e desenvolvendo um novo modus faciendi. Desafios estimulantes surgem a cada momento. O que nos espera? E o que esperamos? Nada. Somos, mais do que nunca, agentes do presente e do futuro.

Conecte-se neste debate, manifeste sua opinião.

Ronaldo Lemos – É diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITSrio.org) e professor da Faculdade de Direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Pesquisador visitante e representante do MIT Media Lab para o Brasil, graduou-se em Direito pela Universidade de São Paulo, é mestre pela Universidade de Harvard e doutor pela Universidade de São Paulo nessa mesma área. Foi professor visitante da Universidade de Princeton, afiliado ao Center for Information Technology Policy. É ainda diretor do projeto Creative Commons no Brasil, tendo recebido o Golden Nica na categoria Digital Communities, do Prix Ars Electronica 2007, pela criação do site Overmundo. Além de membro do conselho de administração da Mozilla, é sócio do escritório Pereira Neto Macedo Advogados. Publicou vários livros e estudos no Brasil e no exterior e escreve semanalmente para a Folha de S. Paulo, dentre outras publicações. É um dos curadores da Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras.

Massimo Di Felice – Graduou-se em Sociologia pela Università degli Studi La Sapienza, é doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e realizou seu pós-doutorado em Sociologia pela Universidade Paris Descartes V, Sorbonne. É professor da Universidade de São Paulo, ministrando aulas na graduação e pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). É professor visitante na Libera Università di Lingue e Comunicazione de Milão e professor convidado na Universidade Nacional de Córdoba, Argentina. Tem experiência nas áreas de sociologia, antropologia e comunicação, com ênfase em comunicação digital, principalmente nos temas: aspectos teóricos da comunicação digital, formas comunicativas do habitar, net-ativismo, sociabilidades em rede e espaços públicos digitais. É fundador do Centro de Pesquisa Atopos (ECA-USP) e autor de vários ensaios e artigos publicados em revistas europeias. No Brasil, coordena a coleção Atopos (Ed. Annablume) e a coleção Era Digital (Ed. Difusão).

local: cpfl  cultura | rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp;
data: 16/09/2014
horário: 19h;
capacidade: 180 lugares;
classificação etária: 14 anos;
transmissão online pelo cpflcultura.com.br/aovivo;
entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h. vagas limitadas;
informações: cpfl cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br