12
jun

12/06 | sex | 19h | café filosófico cpfl ao vivo: os desafios da educação brasileira, com viviane mosé

  • 19:00

clique aqui e assista online a partir das 19h

12/06 | sex | 19h

os desafios da educação brasileira | em direção a uma educação viva e contemporânea

com viviane mosé, filósofa e psicanalista, comentarista da rádio cbn

a palestra faz parte do módulo: os desafios da educação

curadoria | viviane mosé

uma educação contemporânea é uma educação que ensina a ler a sociedade atual. o modelo de escola fragmentada, dividida em disciplinas e grades curriculares e distante da vida dos professores e alunos está com os dias contados – e não é de hoje.

no mundo globalizado e hiperconectado, o monopólio do conhecimento, antes centralizado na figura do professor e da direção escolar, se dissolveu, se espalhou. com um clique é possível fotografar o quadro negro ou contestar, com outras fontes e questionamentos, a narrativa transmitida em sala de aula.

para se conectar a esse (nem tão) novo mundo, a escola precisa derrubar os próprios muros, físicos e interdisciplinares, para dialogar com o seu bairro, sua cidade, seu país, seu planeta.

como?

na série de encontros, os especialistas traçarão um panorama do sistema de ensino brasileiro com base em pesquisas e estudos recentes para apontar a necessidade de transformação do conceito de escola na atualidade. nesta nova escola, a ordem já não é aprender, mas criar conhecimento a partir da conexão dos saberes.

essa mudança deve levar em conta que, atualmente, o país possui mais de um celular por habitante. como o acesso a essa tecnologia pode se converter em acesso também ao estudo de história, atualidades, ciência, filosofia? faz sentido decorar as margens dos afluentes do amazonas e a tabela periódica se todas essas informações estão disponíveis em smartphones? os professores estão prontos para circular entre os alunos e instruir, selecionar e filtrar os conteúdos disponíveis na internet? como essas ferramentas podem ajudar na construção de um ambiente de respeito entre direção e professores, professores e alunos, escola e comunidade?

serão abordadas as iniciativas e boas práticas entre os setores público e privado e as organizações da sociedade civil que caminham em direção a essa nova escola: uma escola que não isola nem pune, mas cria itinerários pedagógicos pela cidade e consegue incorporar os muitos circuitos culturais, ambientais e produtivos em sua grade curricular, hoje ainda pouco aberta e flexível diante das verdadeiras necessidades do mundo real.

local: cpfl cultura (rua jorge figueiredo corrêa, 1.632, chácara primavera, campinas – sp);
data: 12 de junho de 2015;
horário: 19h;
capacidade: 180 lugares;
classificação etária: 14 anos;
transmissão online pelo cpflcultura.com.br/aovivo;
entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h. vagas limitadas;
informações:  (19) 3756-8000