09
ago

09/08 | sáb | 20h | música erudita contemporânea: o aroma, o sabor e os sons da música | NMEChá

  • 20:00

módulo: O som e o sabor da música nova (daqui e da Europa)

curadoria: joão marcos coelho

Qual o aroma e o sabor da música contemporânea? Ou melhor, quais são os aromas, cores, sabores e cheiros das músicas que se criam atualmente?  Música, aliás, pode ter sabor? Como se irrigam as criações musicais atuais espalhadas pelo planeta? Trazem informações, estilos e cacoetes próprios? Ou se assemelham, desprezando fronteiras geográficas?

Estas são as perguntas que os quatro concertos deste mês  tentam responder. No primeiro, dia 9, você vai tomar um chá específico e ouvir a música criada em função dessa infusão milenar. No segundo, dia 16, um trio de cordas liderado por Emmanuele Baldini explora as várias combinações entre violino, viola e violoncelo, misturando criadores brasileiros com um armênio, um israelense e um norueguês.

No terceiro, dia 23, a flautista norte-americana Sarah Hornsby e os percussionistas brasileiros Leonardo Labrada e Catarina Percínio interagem em criações de brasileiros como Alexandre Lunsqui e Carlos Stasi, o italiano Giacinto Scelsi, o japonês Teruyuki Noda e o norte-americano Lou Harrison.

O concerto de encerramento do módulo, dia 30, promove a estreia no Brasil do trio italiano Alter Ego. A Europa vem ao Brasil para mostrar sua música mais recente – da finlandesa Kaija Saariaho, do italiano Salvatore Sciarrino, do inglês Jonathan Harvey e do norte-americano Alvin Lucier – e interpretar duas peças dos jovens compositores brasileiros Rodolfo Valente e Ivan Chiarelli.

09|08 | sáb | o aroma, o sabor e os sons da música

NMEChá

NMEchá propõe uma relação sinestésica entre os sentidos. Audição e tato, paladar e olfato são estimulados por peças encomendadas a oito compositores. Eles são convidados a escolher uma infusão e, a partir dela, criar uma música que sublinhe aspectos do aroma e do sabor dos chás. Durante a apresentação, os músicos oferecem à plateia as infusões que serviram de inspiração para suas respectivas músicas, propondo ao público experiências multissensoriais.

A ideia é facilitar e ampliar o acesso do público à música eletroacústica e promover as diferentes estéticas dentro do gênero. Posto que as composições são todas acusmáticas, ou seja, não têm a presença física de um musicista no palco, o público é convidado a criar, por meio da atmosfera imersiva gerada pela experiência sinestésica, suas próprias narrativas e imaginações sobre o repertório apresentado.

Todas as peças têm aqui sua estreia mundial e identificam-se a partir do chá escolhido por cada compositor.

Programa 

Tiago Gati (Brasil, 37 anos) – chá branco

Bruno Fabrinni (Brasil, 33 anos) – chá de orquídea

Ale Fenerich (Brasil, 37 anos) – chá de flor de laranjeira

Felinto (Brasil, 26 anos) – chá preto

Rodrigo Scarcello (Brasil, 34 anos) – indian chai

John García Rueda (Colômbia, 30 anos) – chá de menta marroquina

Daniel Fígols-Cuevas (Espanha, 34 anos) – chá gingko biloba

Robert Scott-Thompson  (EUA, 55 anos) – chá rooibos

local: auditório umuarama | instituto cpfl (rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp);
data: 09/08/2014
horário: 20h;
capacidade: auditório umuarama: 162 lugares;
classificação etária: 14 anos;
entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 19h. vagas limitadas;
informações: (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;