06/03 | sex | 19h | café filosófico cpfl ao vivo: o príncipe e a mandrágora de maquiavel e a capacidade de enganar-se, com josé alves de freitas neto
- 19:00
café filosófico cpfl ao vivo | março/abril 2015
os clássicos da literatura e o cotidiano
curadoria: José Alves de Freitas Neto
a proposta do ciclo é abordar obras filosóficas e literárias marcantes da cultura ocidental e estabelecer vínculos com temáticas do cotidiano. definir uma obra como “clássica” é um exercício ambíguo, pois ao mesmo tempo em que a referência a obras canônicas é elucidativa e produz um reconhecimento quase que imediato da envergadura dos autores e títulos, há a questão que a precede: por que elas tornaram-se referentes do modo de pensar, de explicar e de problematizar seu tempo e ultrapassaram as barreiras cronológicas e dos lugares em que emergiram? a resposta não é simples e nem é o que se propõe a discutir neste ciclo do café filosófico cpfl.
06/03 | sex | 19h
o príncipe e a mandrágora de maquiavel e a capacidade de enganar-se
com josé alves de freitas neto, historiador e professor da unicamp
a mandrágora, obra escrita para o teatro por maquiavel, aborda as principais temáticas relacionadas às obras do pensador florentino. transposta para o campo da vida privada, as discussões sobre o cumprimento das normas, a capacidade de burlar regras, a perseguição de objetivos que produzam a glória e, ao mesmo tempo, as dificuldades morais que são postas a cada escolha concreta. num texto ágil e bem humorado, maquiavel nos adverte sobre nossos limites éticos e sobre a capacidade humana de enganar-se. o engano. sem moralismos, pode ser desejado e produzir alegrias diante dos resultados. a lógica dos fins e meios passa a ser discutida numa esfera particular e não apenas na dimensão política e pública.
josé alves de freitas neto é professor no departamento de história na unicamp. pesquisador de temas relacionados à política e cultura é autor de bartolomé de las casas: a narrativa trágica, o amor cristão e a memória americana e coautor de a escrita da memória e história geral e do brasil.
local: cpfl cultura (rua jorge figueiredo corrêa, 1.632, chácara primavera, campinas – sp);
data: 6 de março de 2015;
horário: 19h;
capacidade: 180 lugares;
classificação etária: 14 anos;
transmissão online pelo cpflcultura.com.br/aovivo;
entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h. vagas limitadas;
informações: (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;