03/07 | sex | 19h | café filosófico cpfl ao vivo: jovens militantes na educação, com andré gravatá
- 19:00
03/07 | sex | 19h
jovens militantes na educação
com andré gravatá, educador, jornalista, autor do livro “volta ao mundo em 13 escolas”
muitos dos jovens que vivem os dilemas do sistema de educação atual não se conformam em apenas reclamar dos desafios que encontram. há cada vez mais projetos de jovens que influenciam a área da educação, com engajamento local, novas tecnologias e poesia. conversar sobre a atuação do jovem no passado e hoje é um tema fundamental para refletirmos sobre o potencial do momento presente.
a palestra faz parte do módulo: os desafios da educação
curadoria | viviane mosé
uma educação contemporânea é uma educação que ensina a ler a sociedade atual. o modelo de escola fragmentada, dividida em disciplinas e grades curriculares e distante da vida dos professores e alunos está com os dias contados – e não é de hoje.
no mundo globalizado e hiperconectado, o monopólio do conhecimento, antes centralizado na figura do professor e da direção escolar, se dissolveu, se espalhou. com um clique é possível fotografar o quadro negro ou contestar, com outras fontes e questionamentos, a narrativa transmitida em sala de aula.
para se conectar a esse (nem tão) novo mundo, a escola precisa derrubar os próprios muros, físicos e interdisciplinares, para dialogar com o seu bairro, sua cidade, seu país, seu planeta.
como?
na série de encontros, os especialistas traçarão um panorama do sistema de ensino brasileiro com base em pesquisas e estudos recentes para apontar a necessidade de transformação do conceito de escola na atualidade. nesta nova escola, a ordem já não é aprender, mas criar conhecimento a partir da conexão dos saberes.
essa mudança deve levar em conta que, atualmente, o país possui mais de um celular por habitante. como o acesso a essa tecnologia pode se converter em acesso também ao estudo de história, atualidades, ciência, filosofia? faz sentido decorar as margens dos afluentes do amazonas e a tabela periódica se todas essas informações estão disponíveisem smartphones? os professores estão prontos para circular entre os alunos e instruir, selecionar e filtrar os conteúdos disponíveis na internet? como essas ferramentas podem ajudar na construção de um ambiente de respeito entre direção e professores, professores e alunos, escola e comunidade?
serão abordadas as iniciativas e boas práticas entre os setores público e privado e as organizações da sociedade civil que caminham em direção a essa nova escola: uma escola que não isola nem pune, mas cria itinerários pedagógicos pela cidade e consegue incorporar os muitos circuitos culturais, ambientais e produtivos em sua grade curricular, hoje ainda pouco aberta e flexível diante das verdadeiras necessidades do mundo real.
local: cpfl cultura (rua jorge figueiredo corrêa, 1.632, chácara primavera, campinas – sp);
data: 3 de julho de 2015;
horário: 19h;
capacidade: 180 lugares;
classificação etária: 14 anos;
transmissão online pelo cpflcultura.com.br/aovivo;
entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h. vagas limitadas;
informações: (19) 3756-8000