Social

Estudantes de escolas estaduais em Caxias do Sul participam do Simuladão Geekie Enem

 A novidade é resultado da iniciativa entre o Instituto CPFL e RGE, em parceria com a plataforma Geekie e possibilitará aos alunos se preparar para a prova oficial

 

Os estudantes de Ensino Médio das escolas estaduais de Caxias do Sul podem se preparar desde já para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O Simuladão Geekie Enem acontecerá no dia 17 de abril. A ação é resultado de uma parceria entre a Rio Grande Energia (RGE), distribuidora do Grupo CPFL Energia, o Instituto CPFL e a plataforma Geekie.

Em vigor desde 2017, o projeto deve beneficiar mais de vinte mil estudantes das redes municipal e estadual de Caxias do Sul.

O apoio à iniciativa é parte do programa social do Instituto CPFL, entidade mantida pela CPFL Energia que completa 15 anos em 2018 e promove ações culturais, esportivas e sociais em cerca de 100 cidades de seis estados.

O Simuladão Geekie Enem é uma avaliação nos moldes do Enem que será disponibilizada para os estudantes do Ensino Médio das escolas estaduais de Caxias do Sul. A avaliação impressa contará com 90 questões, inéditas, elaboradas no mesmo formato do Enem, permitindo que o estudante comece a compreender o ritmo da prova oficial e o incentive a disputar uma vaga nas universidades.

A proposta do simulado consiste na aplicação de duas avaliações ao longo do ano, uma diagnóstica, no início do ano letivo, e outra no final, de caráter somativo. O simulado foi construído de forma que também a escola pode ser envolvida para beneficiar o aluno, uma vez que ela permite a elaboração de ações pedagógicas assertivas, acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes em cada área de conhecimento e verificação da evolução dos alunos. Isso é possível pois o Simuladão Geekie Enem considera as mais avançadas técnicas de avaliação em larga escala: os itens passam por criterioso processo de elaboração e revisão, pré-testagem e análise psicométrica com base na Teoria Clássica dos

Testes (TCT) e Teoria de Resposta ao Item (TRI). Para melhor comparação com os exames nacionais, as avaliações da Geekie estão na mesma escala do Saeb (para Ensino Fundamental) e Enem (para Ensino Médio).

Após a aplicação, a avaliação gera gráficos e relatórios detalhados de desempenho, além de interpretações pedagógicas quanto ao nível de domínio dos alunos, provendo visibilidade e apoio tanto para o diretor quanto para o professor.

Além do Simuladão Geekie Enem, a parceria prevê o acesso de doze mil alunos do Ensino Médio das escolas estaduais ao Geekie Lab, plataforma de aprendizagem adaptativa que apoia professor e aluno no processo de construção do conhecimento de cada estudante.

 

Sobre a RGE

A Rio Grande Energia (RGE), distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, é uma empresa da CPFL Energia, o maior grupo privado de energia elétrica do país.

 

Sobre o Instituto CPFL

Instituto CPFL, plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL, tem como missão integrar os programas culturais, sociais e esportivos da companhia em uma única rede, transformando por meio do conhecimento as comunidades onde atua. Criado como programa cultural em 2013, completa 15 anos de atividade contínua em 2018.

 

Sobre a Geekie

A Geekie é uma empresa de educação com apoio de inovação que oferece soluções educacionais inovadoras com o objetivo de democratizar o acesso à educação de qualidade por meio da tecnologia. Em 6 anos, a Geekie já impactou mais de 10 milhões de estudantes e mais de 5 mil escolas.