cafe filosófico

Esgotamento da matriz energética

Deve-se dar atenção ao impacto da elevação vertiginosa do preço do petróleo, sua queda posterior com a crise econômica mundial que chegou à América Latina em 2009, alavancada pela excessiva financeirização da economia globalmente, e a recente subida relativa do barril do petróleo. Este impacto tem como contraponto a descoberta da área petrolífera do Pré-Sal no Brasil, que aumenta a dimensão do potencial petrolífero.

Entre as diversas fontes primárias de energia, destacam-se aquelas de maior papel na integração atual e potencial: a hidroeletricidade, o petróleo e o gás natural. Na conjuntura atual ganharam importância as fontes alternativas, em particular os biocombustíveis, especialmente o álcool brasileiro. Este foi alvo de intensa polêmica internacional recente, devido à questão da alta dos preços de alimentos em nível mundial, atribuída por alguns, hipoteticamente, à competição dos biocombustíveis, também acusados equivocadamente que contribuírem para o desmatamento da Amazônia.

Vídeos

Íntegra: Petróleo, Gás e Combustíveis Alternativos – Ildo Sauer
Íntegra: Fontes Alternativas de Energia – Marcos Aurélio Vasconcelos de Freitas
Íntegra: Geração Elétrica e o Papel da Hidreletricidade – Roberto Pereira d’ Araujo

Matérias

Energia é destaque na programação da CPFL Cultura em setembro
A preservação ambiental na questão energética brasileira

Evento

Petróleo, Gás e Combustíveis Alternativos – Ildo Sauer
Fontes Alternativas de Energia – Marcos Aurélio Vasconcelos de Freitas
Geração Elétrica e o Papel da Hidreletricidade – Roberto Pereira d’ Araujo

Na segunda metade da década de 1980 houve a queda do preço do petróleo e a partir daí reduziu-se muito o papel do Estado na energia, deixada a cargo do mercado. Esta situação se reverte agora dentro de um novo quadro bem mais complexo, que não se reduz a um simples retorno ao status anterior e varia de país a país.

Na energia elétrica, houve racionamentos sérios em 2001, por muitos meses no Brasil e na Califórnia, em ambos os casos por falta de regulação do setor.   No caso da energia, somam-se os efeitos da crise financeira aos da crise ambiental, devido à mudança do clima pelo aquecimento global intensificado pelas emissões de gases como o dióxido de carbono produzido na queima de combustíveis fósseis. O efeito estufa tornou-se um grande problema político internacional, pois se trata de escolhas da sociedade que não cabem às empresas fazerem sozinhas.